SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 29 de novembro de 2025

Tudo parece tão distópico.

 


Eu deveria estar trabalhando no Sudeste Asiático este mês. Era para sair para reuniões e uma conferência no Sri Lanka hoje e depois para Delhi.

Espero trabalhar com colegas da região para fortalecer o endosso do Camboja ao Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis em
hashtagcop30, apoiar grupos da sociedade civil que fazem campanha na região pela eliminação dos combustíveis fósseis e incentivar mais países a se juntarem ao crescente bloco de 18 países que agora participam do desenvolvimento do Tratado.

Todas as reuniões e conferências que havíamos planejado em Sir Lanka foram canceladas enquanto o país enfrenta enchentes e deslizamentos de terra mortais. Meu coração está com todos os que foram afetados e com as famílias que foram deslocadas e perderam entes queridos.

A viagem a Delhi também foi cancelada, pois a poluição do ar causada por combustíveis fósseis atingiu níveis recordes que os hospitais estão lotados, especialmente com crianças com dificuldades para respirar. Desde o último mês, o Índice de Qualidade do Ar (AQI) de Delhi – que mede diferentes tipos de poluentes, incluindo o nível de partículas finas PM2,5 que podem entupir os pulmões – tem oscilado entre 300 e 400. Isso é mais de 20 vezes o limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde. As pessoas estão sendo avisadas para não saírem.

Tudo parece tão distópico. Tentando construir uma coalizão de governos que cooperem para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis, mas os desastres alimentados por eles estão chegando tão intensos e pesados que é difícil funcionar. E mesmo que tenhamos sucesso, sabemos que os níveis de carbono já presentes em nossa atmosfera significam que isso vai piorar.

Como criar espaço para cooperação, novas políticas e transição quando tantos países ricos como o meu são capturados pela política petroestatal e expandindo o problema, e tantos países do sul global tentam resolver problemas enquanto lutam para respirar, funcionar sob condições climáticas extremas e prejudicados por um legado de dívida colonial.

Alguns dias, como o dia em que a Holanda concordou em cosediar a primeira conferência diplomática sobre a eliminação gradual dos combustíveis fósseis com a Colômbia e o Camboja anunciaram que estavam se juntando ao Tratado dos Combustíveis Fósseis são eufóricos e sinto que estamos realmente avançando. Outros dias... Dias como hoje, em que parece uma década de luta contra oleodutos e luta para criar políticas climáticas no Canadá foram apagados por um Primeiro-Ministro que você achava líder climático, e os graves impactos da nossa dependência de combustíveis fósseis estão de perto, com colegas em dificuldades e países inteiros em crise... Hoje em dia está difícil.

Então, ficando aqui por um tempo, nos reagrupando. Provavelmente ainda manterei as etapas de Bangladesh e Camboja do que seria uma turnê de um mês na Ásia... Vamos ver.

Abram seus entes queridos por perto, meus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário