SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 6 de dezembro de 2025

JUSTIÇA! MEMÓRIA! E LUTA! O CEARÁ NÃO É FEUDO DE NINGUÉM!



POR QUE NÓS AGUENTAMOS? O GRITO DA SENZALA QUE NINGUÉM OUVE NO CEARÁ 

Por que, SENHORES, um contrato BILIONÁRIO do Banco do Nordeste com a associação dos seus próprios funcionários segue há décadas SEM LICITAÇÃO, SEM TRANSPARÊNCIA, às custas do dinheiro que era para desenvolver o sertão? Esse dinheiro é o suor do povo, é o FNE que deveria criar empregos, fomentar a agricultura familiar, salvar pequenos negócios. Mas vira um banquete privado, um feudo financeiro que ninguém tem coragem de tocar! Cadê a CPI? Cadê a investigação? Estão todos de mãos dadas no conluio? 

E O PRÉDIO DO AQUÁRIO, MONUMENTO À CORRUPÇÃO! Investigado até a alma nos governos Ferreira Gomes e Camilo Santana, símbolo de superfaturamento e desvio, e agora, com que cara de pau, recebe um prédio da UFC com verba FEDERAL? É um escárnio! É cuspir na cara da população que não tem hospital, não tem escola, não tem saneamento. As “obras” servem para lavar dinheiro e engordar as empreiteiras dos amigos do poder. E a tal “esquerda” cearense? Onde está? Calada, hipócrita, assentada nas poltronas do parlamento e nas cadeiras das instituições públicas, fazendo acordos nos bastidores para proteger seu quinhão no butim. 

FALAM TANTO EM EDUCAÇÃO! É FACHADA! É MENTIRA PARA ENGANAR TURISTA! Enquanto exibem escolas-modelo para a foto, CONDENAM 60% DA NOSSA POPULAÇÃO à ignorância, ao abandono, sem concluir o ensino médio. É PROJETO! Povo burro não questiona, povo desesperado aceita qualquer migalha. Meu filho foi mais uma vítima desse genocídio silencioso. A escola pública estava caindo aos pedaços, o professor desmotivado, a merenda um lixo. Ele, cheio de sonhos, foi cooptado pelo crime. O crime que ofereceu o que o Estado NUNCA deu: respeito, identidade, um falso poder. E hoje eu choro um filho morto numa guerra que não era dele. Isso aqui é uma Gaza sem holofote internacional, uma carnificina diária de jovens negros e pobres das periferias de Fortaleza, do Interior. CADÊ O CHORO DOS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS? Estão todos nos salões climatizados, bebendo café caro e discutindo teorias marxistas? 

A POBREZA AUMENTOU! A DESIGUALDADE EXPLODIU! E enquanto minha família se vira com o gás a R$ 120, o arroz e o feijão sumindo do prato, UMA MEIA DÚZIA DE FAMÍLIAS OLIGARCAS fabrica BILIONÁRIOS COM INCENTIVOS FISCAIS, com empréstimos privilegiados do BNB, com obras superfaturadas. São os mesmos sobrenomes há gerações: Ferreira, Gomes, Santana, Benevides, Arrudas, Domingos, Aguiar, Zezinhos, Bismarcks… Uma roda-viva de coronéis modernos, com seus filhos e netos – os “juniors” sem currículo, sem mérito – instalados em cargos chaves, sugando o erário. A MULHER DE CAMILO SANTANA, depois de ser presa pela Polícia Federal comprando votos, num ato de descaramento absoluto, foi plantada no TCE, o órgão que deveria FISCALIZAR o governo do marido e das Oligrquias! É o casamento do poder com a impunidade. E o povo, otário, pagando a conta. 

E AGORA O MEC! A máquina da corrupção federal chegou com força no Ceará. Os dados fraudados, as compras de cadeiras superfaturadas, o ENEM e a fraude. Tudo isso tem raiz aqui! É o mesmo modus operandi: apadrinhamento, desvio, privatização do público. Cada um cuida do seu feudo. O feudo da saúde, o feudo da educação, o feudo das obras. Na “Casa Grande” da política cearense, eles negociam entre si, dividem os recursos, e garantem que a “Senzala” continue produzindo mão-de-obra barata e silenciosa com a maior concentração de renda e menor salário-mínimo. 

Essa é a democracia deles! Uma democracia de fachada, onde votos são comprados com cesta básica, com tijolo, com promessa de emprego, com dinheiro. Onde a justiça é seletiva e morosa para prender ladrão de galinha, mas ágil e cega para arquivar processos de colarinho branco. Nós, o povo, somos os escravos modernos. Trabalhamos até a exaustão para sustentar os luxos dessas elites. Pagamos impostos para financiar a corrupção que nos mata. 

CHEGA! NÃO VAMOS MAIS NOS CALAR! 
Exigimos: 

  1. CPI IMEDIATA dos contratos do BNB e do Aquario! 

  1. APURAÇÃO CRIMINAL de todas as obras do Aquário e a devolução do prédio da UFC ao povo! 

  1. INVESTIGAÇÃO FEDERAL independente sobre o genocídio da juventude negra e pobre no Ceará! 

  1. FIM DOS PRIVILÉGIOS FISCAIS para as grandes corporações e oligarquias locais! 

  1. TRANSPARÊNCIA TOTAL nos dados da educação e saúde, com participação popular real! 

  1. RESPONSABILIZAÇÃO dos envolvidos nos escândalos do MEC com ramificação cearense! 

Nossos mortos têm voz. Nossa fome tem revolta. Nossa ignorância imposta tem prazo de validade. A Senzala acordou e não vai mais aplaudir os senhores da Casa Grande. O grito que vem das favelas, dos sertões, das periferias, vai ecoar até derrubar os muros da corrupção que nos sepultam vivos. A nossa vida não é moeda de troca de vocês! 

JUSTIÇA! MEMÓRIA! E LUTA! O CEARÁ NÃO É FEUDO DE NINGUÉM! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário