Em apenas 24 meses, a China adicionou tanta ferrovia de alta velocidade quanto o Japão ou a França no total.
De 45.390 km em 2023 (gráfico) para 48.000 km no início de 2025, o maior sistema ferroviário de alta velocidade do mundo continua se expandindo a uma velocidade vertiginosa.
O trem de alta velocidade é uma expressão do sucesso da China na integração doméstica, conectando regiões interiores e costeiras, quebrando barreiras internas e construindo um mercado nacional unificado que alimenta escala e crescimento.
A integração interna tem sido, portanto, um fator chave que contribui para o crescimento sustentado do país de quase 10% por mais de quatro décadas. Como resultado, a China passou de duas vezes mais pobre que a África Subsaariana em 1978 para nove vezes mais rica hoje.
Mas há quatro outros fatores que explicam o sucesso da China: reformas pragmáticas e eficazes orientadas para o mercado, equilíbrio entre crescimento e estabilidade macro e social, competição inter-regional e integração global.
Os países diferem e os contextos são importantes. Aplicar esses fatores de sucesso em outros lugares requer traduzi-los para as realidades sociopolíticas de outras nações e adaptá-los à era global muito diferente de hoje.
Isso pode ser feito? Sim. Muito ainda pode ser aprendido com uma das maiores histórias de sucesso de desenvolvimento da história.
Fique ligado - Explorarei cada um dos cinco fatores de sucesso e o que eles significam para outros países nas próximas semanas.
Ative para ver a imagem maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário