Esse é Shunji Nishimura, imigrante japonês no Brasil e fundador da Jacto, a maior fábrica de máquinas e colheitadeiras agrícolas do país.
Shunji nasceu em Uji, província de Kyoto, no Japão. Aos 19 anos, formou-se Técnico em Mecânica na Escola Industrial Dai-Ichi Kogyo Gakko, em Kyoto.
Na cidade de Pompeia em São Paulo, alugou uma casa e afixou na frente uma tabuleta: “Conserta-se Tudo”. Consertava máquinas agrícolas, caminhões e adaptava motores a gasolina para gasogênio, entre outras coisas.
Nessa oficina, Nishimura também era procurado pelos agricultores para consertar suas polvilhadeiras de defensivos, que eram importadas e não tinham assistência na região.
De tanto consertá-las, ele criou um novo modelo, melhor e mais fácil de usar. Era a primeira polvilhadeira criada no Brasil e o primeiro produto com a marca Jacto, em 1948.
A Jacto é hoje uma empresa 100% nacional que exporta tratores, colheitadeiras e máquinas agrícolas para China, Índia, Rússia, Austrália, Tailândia, África, América do Norte e Europa.
Das fábricas do Estado de São Paulo, onde emprega 5.000 pessoas, produz equipamentos com alto grau de tecnologia e inovação para o agronegócio Brasileiro e para exportação.
É nossa "Embraer agrícola". Orgulho nacional.
Ative para ver a imagem maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário