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terça-feira, 28 de outubro de 2025

A Cartografia Sonora da Alma: Como a Música Tece Razão e Emoção na Trama da Vida por Egidio Guerra



Aprender é, antes de tudo, um ato de escuta. Mas não uma escuta passiva; e sim uma escuta engajada, um diálogo profundo com o mundo que ressoa em nosso interior. A música, em sua vastidão de formas, é um dos veículos mais potentes para esse aprendizado integral, pois opera na junção rara e fecunda onde a razão se funde à emoção, os afetos despertam o pensamento crítico e a imaginação encontra as ferramentas para ressignificar a realidade. Ela é a linguagem que traduz o indizível – as dores, os sofrimentos, a alma e o corpo – transformando-os em uma resposta artística à vida e aos inimigos que esta nos impõe. 


O filósofo e compositor R. Murray Schafer, em sua obra fundamental "A Afinação do Mundo", introduz o conceito de "paisagem sonora" (soundscape). Ele argumenta que o ambiente acústico no qual estamos imersos nos molda cultural e psicologicamente. Aprender a "ler" essa paisagem – dos silêncios naturais à poluição sonora das metrópoles – é um exercício de cidadania e crítica. Em "O Ouvido Pensante", Schafer vai além, defendendo que a escuta atenta é uma forma de cognição. Ouvir criticamente uma sinfonia ou uma batida de hip hop é decifrar um código complexo de significados culturais, históricos e emocionais. É deixar que o som provoque não apenas um calafrio, mas uma questão. 





Esse diálogo entre o som e seu significado é explorado magistralmente por José Miguel Wisnik em "O Som e o Sentido - Uma outra história das músicas". Wisnik demonstra como a música não é um universo autônomo, mas uma teia de sentidos que interage com a linguagem, a sociedade e o corpo. A materialidade do som – o ritmo que acelera nosso coração, a melodia que incita a memória afetiva – é o canal por onde a emoção flui para, então, fertilizar o campo da razão. A música, assim, é "pensamento sensível", uma forma de conhecimento que opera através da vibração e do sentimento. 


É nesse caldeirão de "pensamento sensível" que gêneros aparentemente distantes como a música clássica, o jazz e o hip hop revelam sua origem comum: a transmutação da luta humana em beleza e crítica. Música Clássica frequentemente emerge do fogo cruzado entre a disciplina formal e o turbilhão interior. As partituras de Bach são tratados de lógica matemática aplicada à emoção espiritual, uma busca pela ordem divina através da razão harmônica. Já Beethoven, em sua Sinfonia No. 5, transforma seu profundo desespero pessoal com a surdez em um manifesto universal sobre o destino. O icônico "tema do destino" não é apenas uma sequência de notas; é a personificação sonora da luta contra um inimigo implacável. A dor, aqui, é sublimada em uma arquitetura de som que exige do ouvinte tanto o envolvimento emocional quanto a reflexão sobre temas como heroísmo e resignação. 




Jazz, como analisou o historiador Eric Hobsbawm em "História Social do Jazz" (sob o pseudônimo de Francis Newton), é a encarnação sonora da resistência. Nascido do trauma da escravidão e da diáspora africana, ele é a arte de forjar a liberdade a partir da opressão. O blues, seu alicerce, é a voz crua da alma ferida, a expressão de uma dor que é, ao mesmo tempo, pessoal e coletiva. Mas o jazz não se entrega à lamentação. Através do improviso, ele converte essa dor em ato de liberdade intelectual e criativa. Cada solo – de um Louis Armstrong, com sua alegria combativa, ou de uma Billie Holiday, cuja voz carrega a cicatriz de mil preconceitos – é um raciocínio complexo e emotivo em tempo real. É a resposta corporal e espiritual a um mundo hostil, uma prova viva de que a criatividade pode ser uma trincheira. 


Hip Hop é a "paisagem sonora" da periferia global ganhando voz e vez. Ele é a resposta estética e política aos inimigos contemporâneos: a segregação racial, a violência estatal, a carência material. Sua batida é o coração eletrônico da cidade, e suas letras são a "história social" escrita da perspectiva dos excluídos. Obras como "The Hip Hop Wars" de Tricia Rose ou a análise do grupo Racionais MC's no Brasil mostram como o rap utiliza a palavra como arma de pensamento crítico. O sampling, técnica central do gênero, é um ato de arqueologia sonora e crítica: ao resgatar um riff de funk ou uma levada de soul, o produtor constrói uma ponte entre a luta passada e a presente, criando um novo significado a partir dos fragmentos da história. É a imaginação forçando os limites do possível, criando beleza e consciência a partir dos escombros do sistema. 


Em última análise, aprender pela música é reconhecer que a arte sonora é um poderoso modo de conhecer e de estar no mundo. Ela nos ensina a sentir a textura da melancolia em um prelúdio de Chopin, a complexidade da democracia em um coletivo de jazz e a urgência da justiça nas rimas de um Racionais 
MC's. Ela gera afetos que nos conectam à humanidade do outro e, a partir dessa conexão visceral, convoca nossa imaginação para visualizar futuros diferentes e nossa razão para compreender as estruturas que precisam ser transformadas.
 


A música, portanto, longe de ser fuga, é um engajamento radical com a vida. Ela nos mostra que as maiores dores, os sofrimentos mais profundos e os inimigos mais ferozes podem ser respondidos com a insurgência da alma que se faz ritmo, harmonia e palavra. É na oficina do som que a experiência humana, em toda a sua crueza e esplendor, é forjada em uma forma que, paradoxalmente efêmera e eterna, nos convida a escutar, sentir, pensar e, finalmente, recriar o mundo. 



 

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