SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

A razão da Reforma ! Os professores temporários estão se tornando uma característica definidora dos sistemas educacionais na América Latina e no Caribe.


Os professores temporários estão se tornando uma característica definidora dos sistemas educacionais na América Latina e no Caribe.


Em toda a região, entre 20% e 50% dos professores são contratados com contratos temporários. No Brasil, os professores temporários representam mais da metade da força de trabalho. Na Colômbia, eles representam cerca de um em cada cinco.

As figuras 1 e 2 do relatório Banco Interamericano de Desenvolvimento mostram que, no Brasil, a parcela de professores temporários aumentou de 32% em 2011 para 52% em 2022. Em vários outros países, a contratação temporária também está aumentando constantemente. A análise se concentra em oito países da região: Equador, Peru, Colômbia, Guiana, Brasil, Chile, Costa Rica e Argentina.

Este estudo revela um aumento na contratação de professores temporários na América Latina e no Caribe, que se deve principalmente às restrições fiscais enfrentadas pelos países da região. Embora esse modelo possa aumentar a flexibilidade, ele levanta sérias preocupações com a qualidade e a equidade da educação. Os professores temporários geralmente enfrentam salários mais baixos, maior insegurança no emprego e acesso limitado a treinamento e desenvolvimento de carreira.

Como os sistemas educacionais podem garantir a qualidade quando uma parcela crescente de professores é temporária?

Nenhum comentário:

Postar um comentário