Como podemos garantir que a educação continue a funcionar diante de desastres naturais ou guerras? Este é o tema que abordamos na monografia "Educar em situações de emergência" que tive o luxo de coordenar este mês para Cuadernos de Pedagogía e que estamos lançando justamente quando se comemora o primeiro ano do dana que atingiu Valência.
Conta com as generosas colaborações de Aridane Hernandez (UNICEF España ), Aránzazu Vilor (CEIP Melquíades HIdalgo de Cabezón de Pisuerga, Valladolid), Ana Camarero (Fundación Trilema ), Juanfra del Amor e Vicent Valls (IES Bernat Guinovart, Algemesí, Valência), José Julio Molina (Colegio Sedavi, Sedavi, Valência), Marta Solé (Fundación ”la Caixa” ), Ana Lúcia dos Prazeres e Fernando Guidini (Escola P.Agostinho Castejón, Rio de Janeiro), Juanjo Vergara e Jose Ojesto
Aprenderemos como a escola está organizada em um campo de refugiados, testemunhos diretos de centros educacionais afetados por desastres naturais e como eles conseguiram avançar, durante o dana, o vulcão de La Palma ou o terremoto no Marrocos. Examinaremos casos de extrema emergência social e vulnerabilidade, como uma escola na favela do Rio de Janeiro e conheceremos as experiências diretas de educadores que dedicaram suas vidas à educação em locais de máxima dificuldade.
Quando tudo desmorona, educar não é apenas um direito de garantir. É um ato contagiante de otimismo. É acreditar que o futuro é possível e que será melhor. É acompanhar aqueles que se encarregarão de construí-lo.
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Como podemos garantir que a educação continue em caso de desastres naturais ou guerras? Este é o tema que abordamos no número especial "Educar em situações de emergência", que tive o prazer de coordenar este mês para a revista espanhola Cuadernos de Pedagogía.
Aprenderemos como as escolas são organizadas em campos de refugiados, ouviremos relatos em primeira mão de centros educacionais afetados por desastres naturais e descobriremos como eles conseguiram lidar com a tempestade de Dana, a erupção do vulcão La Palma e o terremoto no Marrocos. Examinaremos casos de extrema emergência social e vulnerabilidade, como uma escola em uma favela do Rio de Janeiro, e aprenderemos em primeira mão com educadores que dedicaram suas vidas à educação nos ambientes mais desafiadores.
Quando tudo desmorona, a educação não é apenas um direito a ser garantido. É um ato contagiante de otimismo. É acreditar que o futuro é possível e que será melhor. É apoiar aqueles que vão construí-lo.
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Tema do Mês | Nesta monografia vamos falar sobre "Educação em situações de emergência". Aquele que é colocado em prática quando é necessário oferecer oportunidades de aprendizado em tempos de crise. Isso vai desde o desenvolvimento da primeira infância até a educação primária, secundária, não formal, técnica, profissional, superior e de adultos. 
"Educar em situações de emergência", de David Martín https://shorturl.at/wwcGd
"Educar em situações de emergência", de David Martín https://shorturl.at/wwcGd
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