Lição de Educação Cívica 2
Em 2024-2025, todos os estados dos EUA e o Distrito de Columbia relataram escassez de professores em mais de uma área (LPI, 2025).
Pelo menos 406.964 cargos de ensino em todo o país estavam vagos ou preenchidos por indivíduos sem certificação completa - cerca de 1 em cada 8 funções de ensino em todo o país.
No ano letivo de 2022-2023, 45% das escolas públicas dos EUA relataram que estavam com falta de pessoal (NCES, 2023). As funções mais difíceis de preencher foram:
• Professores do ensino fundamental geral (71% das escolas relatam escassez) • Professores de educação especial (70%) • Professores de física, línguas estrangeiras e ciências físicas (~ 77%)
Ao longo dos anos, como estudioso da política STEM, ouvi atentamente autoridades eleitas e líderes cívicos. Um padrão foi estabelecido.
Líder cívico: "Vou consertar a crise educacional. Devemos fazer mais pelas crianças. É difícil porque não temos professores de matemática e ciências suficientes, professores de educação especial ou educadores dispostos a trabalhar em distritos urbanos e rurais. Conte comigo para acertar!"
Na próxima respiração...
Líder cívico: "Vamos resolver o problema com a escolha da escola. E vamos diminuir a barreira de entrada para o ensino. Não há necessidade de programas de formação ou preparação de professores."
Pai: "Como a escolha nos ajudará? Não consigo chegar à nova escola e ainda conseguir trabalhar. Você está dizendo que está baixando os padrões para todos os professores - ou apenas para a escola do meu bairro?
Líder cívico - evita a pergunta e passa para o próximo ponto de discussão.
Líder cívico: "Diga a seus filhos para não estudarem educação. Eles nunca vão ganhar dinheiro. É um desperdício do seu investimento! Na verdade, devemos eliminar os programas de graduação e preparação de professores.
Não tenho dúvidas de que os líderes de todas as linhas partidárias queiram ajudar as crianças a aprender. Mas esses são desafios sutis e dependentes de recursos. Eles não podem ser resolvidos com slogans.
As comunidades precisam de: • Objetivos claros • Estratégia coerente • Táticas realistas • Parceria com famílias e educadores
A educação exige mais do que retórica. Se realmente queremos ajudar as crianças, devemos liderar por meio da colaboração e do envolvimento da comunidade.
Esta não é uma plataforma, é uma parceria. Juntos, podemos fortalecer as oportunidades de aprendizagem e a qualidade educacional em todas as comunidades.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário