Quer saber qual é o verdadeiro impacto ambiental da IA?
Com Théo Alves Da Costa dissecamos sua cadeia de valor e seus impactos ambientais diretos para Bon Pote visibilidade e tornar visíveis e materiais seus impactos muito reais. Um artigo que lhe concedo leva algum tempo para ler, mas que tem o mérito de elaborar um inventário bastante completo. No programa:
👉 Damos-lhe as chaves para compreender em detalhe o que é inteligência artificial. Acima de tudo, mostramos que precisamos ir além de uma simples definição técnica para nos afastarmos de uma visão mística da IA. É um termo de marketing, uma tendência global que nunca é neutra.
👉 A IA incorpora e reproduz uma visão de mundo e, para entender por que ela é eminentemente política, devemos nos perguntar "o que é otimizado, para quem e quem decide", como a pesquisadora Kate Crawford coloca tão bem. Por isso, oferecemos a você uma pequena exploração de quem possui e molda sua cadeia de valor.
👉 No artigo, focamos nos impactos diretos dos data centers: água, eletricidade, metais,.. para mostrar a dinâmica vertiginosa que está em andamento. Onde quer que se instalem, surgem conflitos de uso. Na Holanda, são escolas que não podem ser construídas devido à demanda de eletricidade de um data center; na França, balsas que não estão se descarbonizando em Marselha; No Arizona, novas moradias que não são construídas por falta de água monopolizadas por data centers...
👉Mas, além desses impactos, devemos questionar o propósito dos usos que a IA serve, o que ela permite e acelera. Explore como ele se encaixa em nossa economia atual e como reforça sua natureza ultraintensiva em carbono. A realidade está muito longe dos discursos tecno-solucionistas dos barões da tecnologia que afirmam que qualquer luta contra as mudanças climáticas será impossível sem a IA para descarbonizar nossa economia. Ao fazer isso, eles nunca mencionam que a maior parte de sua renda vem da publicidade e da indústria de combustíveis fósseis. Suas promessas, sistematicamente formuladas no condicional, são uma ilusão. Até o momento, não há estudos abrangentes para corroborar essas afirmações. Os impactos positivos do desenvolvimento da IA permanecem profundamente hipotéticos e superestimados, sem levar em conta os contextos em que as tecnologias são desenvolvidas e as convulsões sociais que elas geram. Os efeitos negativos são amplamente subestimados e mascarados.
Essas promessas nos distraem de questionar a sobriedade de nossos usos e todos os outros impactos
Para ler o artigo completo: https://lnkd.in/eFdShYEF
Um grande obrigado a Gauthier Roussilhe pela revisão 😍
Ative para ver a imagem maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário