Para Olivier De Schutter, ao contrário do que a doxa liberal sustenta, o crescimento do PIB não tira as pessoas da pobreza. 💸
Em junho de 2024, o Relator Especial das Nações Unidas para Direitos Humanos e Pobreza Extrema, Olivier De Schutter, apresentou um relatório intitulado "Acabando com a Pobreza Olhando Além do Crescimento" à ONU.
📊 Sua observação é clara: o mito do crescimento a todo custo que os governos teimosamente mantêm não coincide com uma redução da pobreza e é hora de encontrar uma forma de avançar para indicadores que não sejam o sagrado PIB.
👉 "Existem outras possibilidades, como o indicador de bem-estar ou o indicador de riqueza mental, que incluem trabalho não remunerado nos cálculos e são, por esse critério, muito mais precisas. Mas sem apoio político, eles são inúteis. " ele lamenta.
📈 Para Olivier de Schutter, é preciso fazer uma distinção entre os benefícios do crescimento em países ricos, que frequentemente levam a danos ambientais, e os dos países pobres que possibilitam atender às necessidades essenciais de suas populações.
👉 "No processo de crescimento, os benefícios do crescimento diminuem gradualmente enquanto os impactos ambientais aumentam. Em algum momento, as curvas se cruzam e nunca se invertem: o crescimento então se torna contraproducente. »
Nenhum comentário:
Postar um comentário