Recentemente, postei sobre por que estou prestando atenção a dados sintéticos como CMO, e quis focar em um dos motivos pelos quais acredito que eles têm tanto valor para os profissionais de marketing — a capacidade de lidar com o viés nos dados.
Como profissionais de marketing, talvez não estejamos usando tecnologias de IA para salvar vidas. Assim, pode-se argumentar que um viés em nossos dados tem repercussões mínimas no mundo real. Mas isso dificilmente significa que não temos capacidade para melhorar vidas como profissionais de marketing. Estamos na posição única de conectar marcas e propósito com as pessoas e seu propósito.
Lidero uma equipe de profissionais de marketing em uma empresa que valoriza e cria tecnologia para ajudar organizações a tomar melhores decisões e, na linha de frente, consideramos a ética e a confiabilidade da nossa tecnologia. Esse valor da empresa também é o meu próprio valor. Para sermos profissionais de marketing éticos (e, honestamente, humanos), minha equipe e eu precisamos fazer nossa parte para reduzir o viés, independentemente do impacto percebido no mundo real.
Mais uma vez, entram os dados sintéticos.
A geração de dados sintéticos pode ajudar criando conjuntos de dados mais representativos. Se certos grupos estiverem sub-representados em nossos dados experienciais usados em uma campanha de marketing, isso gerará previsões de modelos tendenciosas. Ao aproveitar dados sintéticos, podemos criar dados suplementares para grupos sub-representados, garantindo uma distribuição justa para nossa campanha. Também podemos projetar conjuntos de dados sintéticos especificamente para excluir vieses presentes em nossos dados experienciais disponíveis.
Considere uma equipe de marketing em um banco. Com dados sintéticos, essa equipe pode criar dados para demografia que historicamente foram mal atendidas, oferecendo a eles um futuro financeiro que talvez nunca tivesse sonhado antes. Possuir uma casa ou começar um pequeno negócio porque um empréstimo bancário ajudou a concretizar as aspirações de uma pessoa — uma oportunidade como esta de usar dados sintéticos pode, na verdade, melhorar vidas e causar impacto na comunidade do banco. Não há desvantagem em mitigar o viés.
Isso é importante para mim, para meus profissionais de marketing e para avançar em uma missão de promover práticas éticas e confiáveis de IA em todos os setores.
hashtag#SyntheticData hashtag#marketing
Ative para ver a imagem maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário