SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Aos 34 anos, Sanna Marin tornou-se a mais jovem chefe de governo do mundo quando foi eleita, em 2019,

 



Aos 34 anos, Sanna Marin tornou-se a mais jovem chefe de governo do mundo quando foi eleita, em 2019, como primeira-ministra da Finlândia. Ela foi instável e trabalhadora, promovendo o ambicioso programa de políticas de seu país, que incluía estender a licença familiar para quase sete meses para novos pais e reduzir o custo dos cuidados infantis a zero para mais famílias. Mas, como ela disse na rádio pública finlandesa, ela também tinha a intenção de viver "como alguém da minha idade".


Em 2021, a notícia de Marin dançando em um clube se tornou viral nas redes sociais. Três funcionários mais velhos do governo também saíram no mesmo fim de semana, mas seriam fotos de Marin, jovem e fotogênica, que acenderam um frenesi na mídia. Um artigo da BBC intitulado "PM da Finlândia desculpe por boates após contato com a Covid" decolou no Twitter, com usuários de todo o mundo apoiando Marin. Eles postaram comentários como "merda de garota gostosa" e "Desculpe pelo quê? Por ser legal? Um durão? Eu não aceito o pedido de desculpas dela." Praticamente da noite para o dia, Marin se tornou um herói popular milenar. "Pelo menos alguém tem equilíbrio entre vida profissional e pessoal", dizia uma manchete no The Cut.

Mas a imprensa finlandesa estava "cheirando sangue", disse Marin recentemente a Jennifer Wilson. Após o escândalo das boates, a mídia finlandesa, que já havia apelidado seu Partido Sanna, começou a aumentar sua cobertura das atividades fora do horário de expediente do primeiro-ministro. Esse escrutínio da mídia - e seu subsequente esgotamento - é o assunto do próximo livro de memórias da política em apuros. "O verdadeiro crime político", escreve ela, "foi que eu não parecia ou me comportava como se espera que um primeiro-ministro pareça ou se comporte". Em um novo perfil, Marin discute suas origens humildes, o "privilégio" de nascer em um estado de bem-estar social como a Finlândia, seu novo papel muito discutido no Instituto Tony Blair e por que a questão do equilíbrio entre vida profissional e pessoal sempre foi política e pessoal para ela. Leia mais: https://lnkd.in/gi4aZSRU
·

Nenhum comentário:

Postar um comentário