O Alzheimer pode começar a afetar o cérebro ainda na juventude — e não apenas na velhice, como muita gente acredita.
Uma pesquisa de larga escala conduzida pela Universidade de Columbia revelou que fatores de risco comuns para o Alzheimer e certos biomarcadores no sangue já estão associados a alterações nas habilidades cognitivas em adultos a partir dos 24 anos. É a primeira vez que cientistas conseguem estabelecer uma ligação sistemática entre riscos relacionados ao Alzheimer e diferenças cognitivas em pessoas tão jovens, indicando que a prevenção deve começar muito antes do que se imaginava.
O estudo analisou dados de mais de 11 mil norte-americanos acompanhados desde a adolescência, na década de 1990. Os pesquisadores avaliaram informações sobre saúde, genética, memória e raciocínio entre os 24 e 44 anos de idade. Descobriram que pontuações mais altas na escala CAIDE — que considera idade, colesterol, pressão arterial, índice de massa corporal, atividade física, nível de educação e a presença de um gene associado ao Alzheimer — estavam ligadas a pior desempenho em memória e atenção, mesmo antes dos 50 anos.
Além disso, marcadores sanguíneos relacionados à amiloide, tau e inflamação cerebral (os chamados biomarcadores ATN) também foram associados a diferenças sutis nas funções cognitivas desses jovens adultos. Curiosamente, um dos principais genes de risco para o Alzheimer, o APOE ε4, ainda não parecia afetar o desempenho mental nessa faixa etária, o que sugere que seus efeitos nocivos surgem apenas mais tarde.
Os cientistas destacam que a saúde cardiovascular e os processos inflamatórios ligados ao Alzheimer começam a impactar o cérebro muito antes do aparecimento dos sintomas de demência. Por isso, defendem que as estratégias de prevenção devem ser adotadas ao longo de toda a vida — incluindo o controle da pressão arterial, do colesterol e a manutenção de hábitos saudáveis desde cedo — para reduzir ou atrasar o risco da doença no futuro.
Referência: The Lancet Alzheimer’s & Dementia. DOI: 10.1016/j.lana.2025.10108
Ative para ver a imagem maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário