Hoje é o Dia do Engenheiro Civil e quero aqui contar a grande contribuição de um engenheiro civil que fez história na infraestrutura brasileira: André Rebouças.
Nascido em 1838 na cidade de Cachoeira (BA), André Rebouças era filho de uma afrodescendente nascida livre em uma época em que a escravidão ainda estava forte no Brasil. Estudou Engenharia na Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, graduando-se em 1860.
Entre tantos projetos que ele realizou junto com o seu irmão Antônio (também engenheiro), André Rebouças foi o responsável pelo projeto da ferrovia entre Curitiba e Paranaguá via Morretes. A história conta que a via férrea seria construída por empreiteiros italianos, mas que eles desistiram da obra quando analisaram a Serra do Mar e atestaram que o projeto era tecnicamente inviável.
Antônio e André estudaram a Serra a fundo e elaboraram um traçado em livre aderência com 14 túneis escavados na pedra, um viaduto na beira do precipício (Viaduto Carvalho) e uma travessia sobre um vale (a Ponte São João), tudo isso numa via de bitola métrica com curva de raio de 90 metros e rampa máxima de 2%. Bem diferente do complexo funicular de Paranapiacaba elaborado pelos ingleses.
O projeto foi apresentado pelos irmãos Rebouças ao Dom Pedro II em 1871, mas dificuldades financeiras levaram à venda ao Barão de Mauá, que não conseguiu iniciar as obras. A ferrovia só seria inaugurada em 1885, sob concessão de uma empresa francesa, com o projeto original de Rebouças.
André Rebouças lutou pela abolição da escravidão e deixou o Brasil quando a monarquia caiu, vindo a falecer na Ilha da Madeira em 1898. Antônio morreu em 1874 aos 34 anos, quando trabalhava na construção da ferrovia de Campinas a Rio Claro.
O legado dos Rebouças segue firme e forte na Serra de Morretes, escoando a imensa produção agrícola do Paraná rumo ao Porto de Paranaguá, cuja concessão atual é da Rumo .
Sem engenharia, não há desenvolvimento, não há riqueza, não há qualidade de vida!
Ative para ver a imagem maio
Nenhum comentário:
Postar um comentário