SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Martim-pescador de madeira manchada (macho)


 Martim-pescador de madeira manchada (macho)


🔹️Este pássaro vive escondido nas florestas sombrias das Filipinas, onde a luz do sol é filtrada pelas folhas como cacos de vidro.

🔹️Sua plumagem é um mosaico de turquesa, castanho e branco - padrões que o fazem desaparecer entre os galhos. Raramente se mostra, mas quando aparece, a floresta parece prender a respiração.

🟢Características ou características morfológicas:

Macho: O macho tem uma coroa verde escura com manchas pretas e uma faixa verde clara acima de um supercílio azul pálido com uma faixa preta abaixo. Um bigode azul é delimitado acima e abaixo por uma faixa e gola marrom-alaranjadas. As partes superiores são verdes escuras, cada pena sendo derrubada com lustre, dando um efeito manchado. A garupa é verde brilhante e a cauda verde escura com barras marrons nas penas externas. A garganta é marrom-alaranjada e as partes inferiores são principalmente brancas, as penas do peito com margens verdes. As coberturas sob as asas são amarelas. A mandíbula superior do bico é preta e a mandíbula inferior amarela, a íris é marrom e as pernas verde-claras.

🔹️A fêmea é semelhante na aparência, mas menos colorida, o supercílio é verde em vez de azul, o bigode verde-acastanhado, o colar do pescoço traseiro preto-acastanhado e a garganta da mesma cor do peito.

O juvenil se assemelha à fêmea, mas tem uma coloração geralmente mais opaca.

Referência:https://lnkd.in/gsTqn8pN

🔹️Acredita-se que seja uma espécie irmã do martim-pescador-de-cabeça-azul e do martim-pescador-de-colar-ruivo.

🔹️O martim-pescador-malhado é uma espécie de ave da família Alcedinidae. É endémica das Filipinas encontrada nos seguintes países: Luzon, Catanduanes, Marinduque, Negros e Panay.

hashtagSpottedWoodKingfisher hashtagsavebirds hashtagPhilippineBird hashtagForestJewel hashtagSavebiodiversity hashtageducational hashtagkingfisher hashtagawareness hashtagsavenature

Nenhum comentário:

Postar um comentário