SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Pierre Bourdieu





 O excerto presente na imagem é de Pierre Bourdieu, um renomado sociólogo francês, conhecido por sua crítica ao neoliberalismo e por suas contribuições à teoria social contemporânea. Nascido em 1930 e falecido em 2002, Bourdieu se destacou por sua análise das estruturas sociais e culturais que moldam as desigualdades na sociedade.


Do ponto de vista sociológico, a citação critica duramente o neoliberalismo, uma ideologia que prioriza o mercado livre e a redução da intervenção estatal. Bourdieu argumenta que essa utopia de mercado puro ignora e destrói as estruturas coletivas necessárias para mitigar os impactos negativos do mercado desregulado. Ele sugere que tais estruturas, como sindicatos, governos e políticas sociais, são essenciais para equilibrar as forças do mercado e proteger os interesses coletivos.

A biografia de Bourdieu está intimamente ligada a essas ideias, já que ele passou grande parte de sua carreira investigando como diversas formas de capital (econômico, cultural, social, etc.) influenciam a reprodução das desigualdades sociais. Sua obra é uma chamada à atenção para os efeitos muitas vezes desumanizadores das políticas neoliberais e a necessidade de reavaliação das estruturas sociais para a promoção de uma sociedade mais equitativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário