SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Usar o controle da infraestrutura digital para remodelar a Europa de acordo com a agenda MAGA.

 


O governo Trump quer usar seu controle sobre a infraestrutura digital para remodelar a Europa, para torná-la um vassalo da extrema direita."


Este é o ponto desenvolvido em um artigo publicado pelo Le Grand Continent (link no comentário). Para os autores, o plano do governo Trump é claro: usar o controle da infraestrutura digital para remodelar a Europa de acordo com a agenda MAGA.

O interessante é que, para apoiar o ponto, os autores emprestam o conceito de "" das plataformas digitais, proposto pelo excelente Cory Doctorow. Pessoalmente, estou esperando que essa reconciliação seja feita há algum tempo.

💩 Primeiro, enshittification. Em um próximo livro, o tecnocrítico canadense expõe como as plataformas digitais estão degradando gradualmente seus serviços. Isso acontece em várias etapas (pense no Facebook para ter uma boa compreensão do processo). Primeiro, eles seduzem os usuários para formar um monopólio, depois os anunciantes para capturar o valor do mercado (criado com base no uso de nossos dados). Finalmente, eles só servem a si mesmos.

Aplicada à geopolítica, essa grade de leitura revela uma formidável estratégia trumpista: transformar a hegemonia americana em uma máquina de extração política. Primeiro, Washington seduziu seus aliados oferecendo segurança e prosperidade em troca de influência, criando um sistema hegemônico. Em seguida, o governo capturou o valor das redes de dependência (financeira, tecnológica, militar) para transformá-las em ferramentas de chantagem sistemática contra esses mesmos aliados. Finalmente, agora serve apenas a si mesmo: Trump agora está usando esse controle para remodelar a Europa de acordo com a agenda MAGA.

Os movimentos tectônicos que estão sacudindo nossos amigos no Vale devem, na minha opinião, ser analisados sob essa luz. A verificação de fatos está sendo abolida, o espaço de informação está sendo construído para liberar o discurso de extrema direita e a UE está sendo pressionada a parar de regulamentar.

Essa "nova interdependência" cria coalizões sem precedentes: empresas de tecnologia americanas e partidos europeus de extrema direita unidos contra as democracias liberais. O arsenal? Sanções financeiras, controles de exportação, ameaças comerciais. O alvo? Nossas políticas de moderação de conteúdo.

O risco é existencial para a Europa. Porque, ao contrário das plataformas que podem ser substituídas, regulamentadas ou fechadas, nossas instituições democráticas não apoiarão esse entrincheiramento político. A Europa deve, portanto, agir rapidamente: investir maciçamente na luta contra a desinformação, deixar de ter medo da sua sombra e punir severamente. E acima de tudo: resistir à tentação de "acordos" com Trump que apenas aceleram nossa vassalagem digital.

O entrincheiramento da realidade está se acelerando. Não nos deixemos enterrar pela estratégia de influência teorizada por Steve Bannon: "Inunde a Zona com Merda".
·

Nenhum comentário:

Postar um comentário