SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

A fotografia conhecida como "Castigada pelas Costas" mostra as costas laceradas de um homem escravizado na Louisiana




Quando a história é desconfortável, será que a apagamos? 💭 😲


📷 A fotografia conhecida como "Castigada pelas Costas" mostra as costas laceradas de um homem escravizado na Louisiana. Sua publicação foi um símbolo decisivo na luta abolicionista do século XIX.

Sua grosseria não só revelava a violência sistemática contra pessoas que sofriam escravidão, mas também servia para tornar visíveis e transformar consciências em uma sociedade que preferia fechar os olhos...

Hoje, mais de 160 anos depois, essa mesma imagem está novamente no centro do debate. Por que? Porque existem movimentos que, sob a bandeira de "proteger a identidade nacional", tentam eliminá-la dos museus e espaços públicos, entre outros elementos que os desconfortam.

Qual seria o resultado? Uma história inventada, despida de suas cicatrizes, transformada em propaganda. Isso está acontecendo nos Estados Unidos, mas poderia ser aplicado a tantas outras questões em tantos países, inclusive na Espanha.

Censurar o passado não o torna menos real. Isso transforma isso em uma arma ideológica. E quando a memória é silenciada, a porta se abre para erros repetidos que achávamos ter superado.

👉 A história não é publicada para cuidar ou favorecer sensibilidades. Você estuda para aprender.
Cada cicatriz que escondemos é uma lição que não ensinamos.

#Historia #Censura #PensamientoCrítico #Educación #MemoriaHistórica

Fonte da notícia: CNN
https://lnkd.in/d4ShaqnQ

Imagen tal como apareció en Harper's Weekly, julio de 1863. Fuente: Pictorial Press Ltd/Alamy Stock Photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário