Cientistas podem ter descoberto como deixar os ossos mais fortes.
Um novo medicamento engana os ossos, fazendo-os pensar que você está se exercitando, estimulando o crescimento natural mesmo na idade avançada.
Pesquisadores da Universidade de Leipzig identificaram um receptor chamado GPR133 como um interruptor crucial para a regeneração óssea. Em camundongos, ativar esse receptor com um composto chamado AP503 reverteu danos semelhantes à osteoporose e aumentou significativamente a resistência óssea, mesmo em idade avançada. O receptor aumenta a atividade dos osteoblastos, as células que constroem os ossos, enquanto suprime os osteoclastos, que os degradam — restaurando o equilíbrio delicado que mantém os ossos saudáveis.
O que torna o AP503 especialmente promissor é que ele imita a resposta natural do corpo à tensão mecânica — aquela que os ossos experimentam durante movimentos ou exercícios. Ao simular quimicamente esse sinal, o medicamento “engana” os ossos para que se reconstruam, mesmo sem atividade física. Pesquisas iniciais sugerem que essa via também pode fortalecer os músculos, abrindo a possibilidade de um único tratamento para combater a perda de ossos e músculos em populações idosas.
Com mais de 200 milhões de pessoas afetadas por osteoporose no mundo e os tratamentos atuais oferecendo benefícios limitados a longo prazo, o AP503 pode representar um grande avanço no combate à fragilidade relacionada à idade.
Fonte: “The mechanosensitive adhesion G protein-coupled receptor 133 (GPR133/ADGRD1) enhances bone formation.” Signal Transduction and Targeted Therapy, 2025
Ative para ver a imagem ma
Nenhum comentário:
Postar um comentário