SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 5 de outubro de 2025

A crise consiste precisamente no fato de que o velho está morrendo e o novo não pode nascer



 Em meio aos eventos atuais, muitas vezes me pego voltando a essa citação. O filósofo marxista italiano Antonio Gramsci escreveu isso * na década de 1920, mas parece mais relevante do que nunca hoje. Na época, Gramsci falava sobre a instabilidade política após a Primeira Guerra Mundial, e os "monstros" se referiam a líderes fascistas que exploravam a era do medo e da incerteza para fortalecer seus movimentos nacionalistas, consolidar seu poder político e assumir o controle de seus países – líderes como Hitler na Alemanha e Mussolini na Itália.


O ponto de Gramsci era que o fascismo prospera durante períodos de incerteza, à medida que velhas estruturas de poder entram em colapso, mas novas alternativas permanecem obscuras ou não testadas.

A citação parece hiper-relevante para o nosso momento atual, onde as estruturas de poder das últimas décadas estão começando a entrar em colapso – desde o declínio da "hegemonia" dos EUA, até os fracassos cada vez mais óbvios da globalização em proteger os trabalhadores globais, até a flagrante incapacidade dos líderes internacionais de resolver a crise climática (e a lista continua).

Então, para nós, o "velho mundo" realmente *está* morrendo... O que significa que agora é a hora dos monstros – uma hora para os políticos fascistas aproveitarem o medo e a incerteza e consolidarem o poder. Soa familiar?

Mas lembre-se: o colapso do "velho mundo" significa que agora também é um momento de grande possibilidade, onde novos movimentos políticos e econômicos podem emergir e crescer a partir das rachaduras da ordem mundial anterior. Isso me faz pensar em movimentos como pós-crescimento, cooperativas de trabalhadores, movimento econômico regenerativo, ecossocialismo e biorregionalismo - todos os quais estão ganhando força no cenário geopolítico instável de hoje.

Portanto, talvez a melhor maneira de combater o fascismo não seja se apegar ao velho mundo, mas ajudar a acolher um sistema novo e mais bonito que é mais possível agora do que nunca.

Muito o que refletir aqui, mas vou encerrar com outra bela citação, desta vez de Arundhati Roy:

"Outro mundo não é apenas possível, ela está a caminho. Em um dia tranquilo, posso ouvi-la respirar.

Isso me dá esperança :)

___
*Esta famosa citação é de fato uma paráfrase do que Gramsci realmente escreveu: "A crise consiste precisamente no fato de que o velho está morrendo e o novo não pode nascer; neste interregno aparece uma grande variedade de sintomas mórbidos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário