SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

O Canadá mapeou todos os neurônios do cérebro humano — criando um GPS de consciência



O Canadá mapeou todos os neurônios do cérebro humano — criando um GPS de consciência

Neurocientistas canadenses do Instituto Neurológico de Montreal completaram o primeiro conectoma completo de um cérebro humano — um mapa abrangente mostrando todos os 86 bilhões de neurônios e 100 trilhões de conexões. A conquista exigiu 7 anos, 500 terabytes de dados de imagem e análise por IA de 2,3 milhões de fatias cerebrais.
O conectoma revela como pensamentos, memórias e consciência emergem da arquitetura neural. Pesquisadores agora podem rastrear exatamente quais circuitos se ativam durante pensamentos ou emoções específicas, mapeando o substrato físico da experiência humana.
Aplicações revolucionárias:

Tratamentos de precisão para distúrbios cerebrais que visam circuitos exatos
Entendendo a consciência e os mecanismos de autoconsciência
Interfaces cérebro-computador com precisão em nível de neurônio
Potencial para enviar padrões cerebrais digitalmente (futuro distante)

O mapeamento utilizou uma combinação de microscopia eletrônica, análise de imagens por IA e algoritmos de reconstrução 3D. O doador falecido consentiu com o procedimento para avanço científico.
O conectoma já identificou vias neurais até então desconhecidas envolvidas na consolidação da memória. Pesquisadores descobriram conexões "atalhos" que explicam por que algumas pessoas têm memória fotográfica.
O conjunto completo de dados está disponível publicamente, democratizando a pesquisa cerebral em todo o mundo. Projetos semelhantes agora estão mapeando cérebros de camundongos e primatas.

Fonte: Instituto Neurológico de Montreal, Science 2025

hashtagNeuroscience hashtagBrainMapping hashtagCanada hashtagConnectome hashtagConsciousness hashtagBrainResearch hashtagNeuralScience hashtagCognitiveScience hashtagMedicalResearch hashtagHumanBrain
·

Nenhum comentário:

Postar um comentário