SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

NÓS TEMOS MILHÕES DE SONHOS ! UMA PALESTRA SOBRE O GAME DO FUTURO, OS DESAFIOS DO MUNDO CONECTADOS E INTERAGINDO COM A VIDA DOS JOVENS.




A Vida pode ser compreendida como um jogo para vários filósofos , assim como a existência uma arte para os artistas. Em comum entre eles que as Experiências é o que nos diferencia , que afirma e potencializa nossas singularidades, desenhando nossas trajetórias de vida em suas formas e conteúdos. Emerge desta jornada reflexões, criticas, pensamentos, ideias, sentimentos, valores, atitudes, criações e outros. Frutos da dialética entre os diferentes, na dança entre a imaginação e a razão, no convívio entre o lúdico e o pedagógico, e porque não transformar esta Jornada e trajetórias numa Educação para vida potencializada por um Game ? Eu tenho milhões de sonhos conectados num Game com os Desafios do mundo interagindo com as vidas dos jovens.

Propor a Jovens que vivam Experiências de outras éticas e estéticas , conhecer de perto e sentir as desigualdades e injustiças sociais , interagir com as complexidades e interdisciplinariedades que compõe a realidade dos problemas e desafios que vivemos no mundo. Eles afetam diretamente nossas vidas e precisamos para muda-los cumprir Missões nos vários mundos que compartilhamos com outras pessoas. Os Mundos da Educação, Política, Cultura, Profissional, Espiritual, Familiar, Ambiental, Tecnológico e outros. Em cada um destes Mundos temos escolhas a realizar, sonhos a imaginar, objetivos a alcançar, vidas a transformar, milhares de ideias a aprender, experiências a desenvolver… Venha conosco Ser personagem de sua Própria Historia de um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria.

Conheça agora as origens e os conceitos que deram vida ao Game Terra da Sabedoria transformando vidas de jovens em obras de arte.

Afinal porque eu não posso num trabalho de conclusão de Cinema e Áudio visual criar e produzir um Projeto de um Game ? Um Game assim como nosso TCC que misture as linguagens do lúdico e da pedagogia com a Ciência e a Arte ? E que coloque no cotidiano e na realidade, os desafios que devem despertar os jovens para apreender a Arte, Ciência, Economia, Política e outros visando criar outras formas de ser e caminhos por nossa Sociedade ? De baixo para cima , potencializando seu ser, afirmando suas singularidades para alem dos moldes das Instituições ?

De uma certa forma este TCC é uma jornada por um conjuntos de aulas que tive no curso, filmes, livros, conceitos e outros, alem de experiências como Educador e Líder de Movimentos Sociais que me levaram a concepção deste Game.  Agora traduzi-lo em uma Jornada Intelectual na forma de TCC.

Existem alguns livros que se misturam na Jornada para dar forma a este Game. Começo com o livro de Henry Miller autor do Trópico de Câncer sobre Rimbaud “ A Hora dos Assassinos” quando ela afirma as experiências de vida do poeta que gestaram sua poesia. E chega a fazer uma previsão : o mundo será invadido mais por Rimbaud daqui pra frente do que Faustos ou Hamlets ou seja muito mais singularidades de vida que representações e teses sobre o mundo. A cada dia mais jovens buscam expressar suas vidas , viver experiências,  muito alem do que as instituições podem empacota-los ou determinar com seus poderes. Vamos nos descobrindo muito alem de Homens Sapiens mas como Homo Ludens , como nos diz Johan Huizinga, tendo a vida como um jogo aonde somos capazes de imaginar outras vidas e outras sociedades. Nesta mesma direção Cornelius Castoriadis no desperta com um tratado sociológico sobre como as Sociedades se instituem pelo Imaginário e não pelas coisas , e sim pelos jogos de poderes, sonhos, personagens, ritos ou melhor teatros que vão instituindo razōes , coisas, regras ; e com elas papeis que buscam afirmar identidades ao mesmo tempo que negam seres e subjetividades.

Obvio que tivemos que passar nesta jornada conceitual pelas Paisagens e Montanhas de Foucault apreendendo como são produzidas subjetividades e seres por uma Sociedade Disciplinar, Bio política e de controles ; mas ao mesmo tempo ele nos ensina em seus últimos livros em como nos libertar dela com o Governo de si e dos outros . Nesta Jornada vamos apreendendo a Desconstruir a Sociedade com Derrida , muito mais com imagens do que com as palavras e com Ranciere a dar voz a Espectadores emancipados e Mestres ignorantes que iluminam novas formas de ser e viver em Sociedade. Nesta longa caminhada , Deleuze vai destruir as arvores, causas e pontos fixos para enxergarmos os mapas que fazemos parte , ou melhor os mil platôs sem centro nem direção nem causa , capazes de nos libertar de modelos ou raízes que mais nos aprisionam do que libertam .

Assim como Deleuze neste trailer ou resumo introdutório não queremos instituir uma ordem ou caminho para nossa Jornada do TCC . Ela se desdobrara em sua própria jornada, mapas, trajetórias , mas apenas tocar conceitos importantes e autores que nos ajudam a criar novos horizontes, atualizando nossos conhecimentos em forma de Game.

Primeiro porque não há um inicio único , são memórias que vem desde Eric From em buscar caminhos para o Ser e não reduzi-lo ao Ter. Segundo que esta jornada não segue o tempo cronológico na medida que ideias de Vygotsky vão nos influenciar sobre a constituição social da mente e como a interação e aprendizagens vão ser mediadas e costuradas por Missões no Game na vida real. Sendo acompanhadas de forma virtual por nossos Mascotes Filósofos que ajudam a despertar a consciência critica e a criatividade na Jornada. Estão lá conosco Martin Buber para fundamentar nossos encontros com o outro em equipes,  visando relações mais amplas e menos egoístas. Sim ! Não temos como não pedir ajuda nesta Jornada com Jovens na vida real a Edgar Morin para compreender o pensamento complexo com uma das consequências naturais deste encontros múltiplos e não lineares.

O que nos liga na Jornada em todos os momentos é a Arte como experiência , seguindo a rota de John Dewey, vamos apreendendo em como transformar os momentos de nossa vida em conexões com as obras de arte que podem dar significados estéticos e éticos a nossa presença no Mundo. Desde os Gregos passando por Schiller , a Educação Estética e Ética tem sido um preocupação dos Educadores. No mundo em que as barbáries, desigualdades sociais e injustiças se ampliam cada vez mais , se torna urgente construir novos meios capazes de encantar novas gerações para este despertar que nos humaniza. Assim com Bergson , temos que nos Educar para enfrentar as lógicas que determinam que as coisas só se tornam reais quando são possíveis e precisam ser pensadas antes de ser realizadas. Mas é o inverso que é verdade segundo Henry Bergson. Diante de infinitas possibilidades que vão alem de paradigmas cientificistas , são paradigmas éticos e estéticos que estão inscrevendo novas realidades e tecnologias como nos contos de Philip Dick, novas formas de ser e viver em sociedade.

A nossa contribuição é atualizar estes conhecimentos , unindo estas ideias e conceitos como ingredientes ou cromossomos para dar vida a um Game. A nossa esperança é que possamos usar as novas tecnologias para interagir e conectar jovens à caminhos com outras éticas e estéticas , que iluminem com desafios e missões capazes de transformar suas vidas em obras de arte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário