SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 4 de junho de 2019

MAESTRIA EDUCACIONAL E CIDADES EDUCADORAS.



Eu poderia citar autores que amo muito visando fundamentar esses conceitos e praticas de educadores, mas talvez abordar as trajetórias de educadores atuando em suas escolas seja mais interessante. 

Lembro de Jacques Ranciére autor do livro " Mestre ignorante " que aborda um caso pratico de um educador que sem saber falar uma língua estrangeira, consegue ensina-la através da tradução de livros feita pelos próprios alunos, ou seja, eles mesmos se ensinam. Enquanto o maestro observa a música do aprendizado, tocar através de sua linda orquestra de alunos. Ele também é autor do livro " O espectador emancipado" , apesar  de falar de arte,  nos lembra que o espectador não quer apenas bater palmas.  Ele quer subir no palco, apresentar sua arte e ser aplaudido. Alguns educadores já compreenderam isso, são os nossos Maestros educacionais, que os alunos apreendem por si e querem palmas, outros infelizmente ainda não. Principalmente na era da internet, Big Data e inteligência artificial aonde estes processos vão se integrar e acelerar a difusão do conhecimento. 



Temos que também saber tocar à imaginação que ate a neurociência compreendeu seu papel, ao antecipar futuros nos permite ampliar a razão e uma visão sistêmica muito além do quadrado que busca reduzir os seres humanos a tristes disciplinas.  É preciso imaginar um nova escola, outro jardim do Éden de uma nova civilização, unindo as humanidades com ciências, ecologia e tecnologia para lidar com desafios  globais.

Devo falar do papel essencial em desenvolver experiências e vivências na jornada educacional para além da escola, que impacte as vidas dos alunos e a cidade onde mora. Desde Espinosa ate os dias de hoje com Foucault e Deleuze ampliar as expressões do ser, afirmando suas singularidades, e o ensinando a desconstruir saberes e poderes, é uma caminho para cuidar de si e se auto governar para que com suas capacidades criticas e criativas se libertar de dogmas, métodos e ideologias que reduzem sua capacidade de ver o mundo em várias dimensões e ter uma visão sistêmica e não fragmentada.   


Maestria educacional significa que quanto mais o gestor compreende as singularidades, dons, diversidade e complexidades dos seus alunos e professores em seus caminhos de aprendizagem ; e os desafios que eles enfrentam na vida e no mundo. Mais instrumentos ele tem para gerir e melhorar os resultados da escola.

Tem aluno que aprende mais se inserir na pedagogia ingredientes de arte é o nosso caso na Educação, outros através da tecnologia ou esporte e por incrível que pareça a espiritualidade impacta para muitos no estudo.


Portanto a maestria educacional necessita que o currículo e o ambiente gerado pela escola dance com a cidade, suas oportunidades e desafios, e a família formam juntos um ecossistema educacional.

Transformar a educação numa música e cada aluno e professor em instrumentos, visando tocar e gerir a escola com maestria é uma competência essencial de um educador. Seu legado são seus alunos e o desenvolvimento de capacidades para transformar suas vidas e empreender seus sonhos. Uma jornada de aprendizagem  e desenvolvimento das competências do gestor, visa ter uma maestria educacional capaz de transformar a escola e a cidade educadora, visando os dons dos alunos e professores, arte, tecnologia,empreendedorismo e outros. 


Necessitamos cada vez mais de uma educação para ensinar amar uns aos outros e não armar uns aos outros. Lutamos por uma Educação sem fins lucrativos. Ao invés desse foco míope nas competências lucrativas que corroeu nossa capacidade de criticar autoridades, reduziu nossa sensibilidade pelos marginalizados, e por aqueles que são diferentes de nós e prejudicou nossas competências para lidar com problemas complexos globais. E a perda destas capacidades básicas põe em risco a saúde da democracia e a esperança de um mundo melhor para todos.


Eu pude apreender observando a jornada de Diretores de escola que através de sua trajetória de vida e o desenvolvimento de suas competências são Maestros educacionais. Eles transformaram a gestão de suas escolas numa música orquestrada pelos dons dos alunos e professores e assim melhoram seus resultados em notas, mas também impactam a vidas dos alunos de diversas formas criando momentos mágicos e únicos. Essa orquestra nos lembra Pink Floyd ao derrubar com tijolos as paredes da escola, eles conectam cada vez mais aos desafios de suas cidades e do mundo. Os alunos se transformam em educadores e iluminam novos caminhos para futuras gerações.



O Diretor da Escola Profissionalizante Marta Giffoni, Toinho Nascimento, nasceu na Lagoa dos Caboclos, uma comunidade distante da cidade de Acarau com 400 moradores que vivem da agricultura. Ele foi o único a querer seguir o caminho da educação ou seja estudar , e por esta escolha era ironizado por seus parentes e vizinhos da comunidade. Se transformou em professor de matemática, atuou na Fundação Lemann e virou Diretor da Escola Profissionalizante, se tornou herói em sua comunidade, isso é apenas o começo de sua jornada.


Transformou alunos e professores considerados as ovelhas negras da família e da escola em talentos que ajudam hoje a transforma-la num lugar de excelência, em áreas fundamentais para a gestão e os resultados que a escola alcança . Democratizou as decisões da escola dialogando com alunos e professores de sala em sala, criando uma identidade e planejamento compartilhado.  Realizando uma transformação social que ele mesmo viveu através da educação que é a razão e a paixão principal de sua vida. Ela esta na mente , no coração e nas pernas que geram atitudes. 


Atitudes como valorizar o nome e a identidade da escola através de uma campanha de marketing e a presença efetiva nas redes sociais difundindo suas conquistas. Engajamento da equipe com focos em resultados, conseguindo melhorar a pontuação no IDE médio. 76 alunos que passaram na Universidade, sendo uma delas a primeira a passar em Medicina, sendo a única na região de 7 cidades e o primeiro lugar em Engenharia Civil.  Algumas destas ações com amplo impacto social na vida dos alunos que agora buscam ser escalonadas na cidade em Parceria com a Prefeitura através do Programa Cidades Educadoras. Ele esta liderando com o Prefeito, Empresários, Comunidades, ONGs e outros lideres. A articulação dessa rede que também envolve o Banco do Nordeste, Governo do Estado e Federal visa gerar oportunidades de trabalho e vida para os jovens,  ampliando seu seres, educação e experiências; além de investimentos na cidade em empresas, meio ambiente, tecnologia, arte e outros.  


Toinho Nascimento procura encaixar soluções e startups dos alunos nestes grupos de trabalho em parceria com outros setores, gerando o planejamento estratégico da cidade que nasce a partir de um ecossistema educacional.      

Como ele sempre diz em suas falas " dá o mesmo trabalho sonhar grande e pequeno ". Ele apreendeu com o trabalho da Fundação Lemann a sonhar grande e transformou este sonho numa jornada, aonde passo a passo executa com excelência em sua escola, uma estratégia ousada que observa a vida de cada aluno se comprometendo com ela muito além da escola, procurando colaborar na transformação de suas vidas e das cidades onde moram.  

Um maestro educacional que transforma a gestão em arte e inspira outros educadores a seguir essa jornada. A escola alem de ensinar, transforma seus alunos em profissionais qualificados para se inserir no mercado de trabalho e se tornarem cidadãos para vida. 


Enquanto isso na cidade ao lado de Cruz, a Mestre em História e Educadora, Gleiciane Freitas, Diretora da Escola de Ensino médio São Francisco da Cruz. Ela estudou na mesma escola aonde hoje dirige sendo filha de uma professora que lhe ensinava contando histórias. A escola atende uma população de jovens mais carentes em tudo desde alimentação, habitação, saúde, oriundos de famílias desestruturadas, vivendo na miséria em várias comunidades com graves problemas sociais e ambientais. Eles representam a maioria do povo cearense que vivem em condições semelhantes. 


Olhando para o contexto ela desenvolveu metodologias inovadoras que lidam com estes problemas, encaminhando demandas, buscando caminhos para que os jovens apoiem uns aos outros que enfrentam dificuldades e preconceitos semelhantes em relação a sua cor, sexualidade, participação cidadã e outros.  


São grupos de trabalhos e espaços de reflexão que ao discutir estas temáticas, propor ações e atitudes busca salvar vidas e melhorar as condições em que vivem.



Enfim da soma destes modelos emerge uma Cidade educadora com Co workings para apoiar startups e pequenas empresas, planejamento urbano, games, laboratórios de inovação cientifica, aulas em campo potencializando saberes de diversos setores da sociedade, somado com metodologias que lidam com os problemas, desafios e demandas sociais buscando gerar ações de conscientização e apoio entre os jovens.  


Estas melhores praticas juntas formam uma proposta de flexibilização do novo ensino médio gerando itinerário formativo baseado em projetos de vida (Expectativas para o futuro) com processos criativos, empreendedorismo, investigação cientifica, mediação cultural e socialização  . Juntos a CREDE do Acaraú dirigida pelo Professor Paulo Sergio Fontenele se torna uma importante referência, embaixador e articulador destas transformações no Ceara e no Brasil. 




Contemplo o rio, que corre parado
E a dançarina de pedra que evolui
Completamente sem metas, sentado
Não tenho sido e eu sou não serei nem fui
A mente quer ser, mas querendo erra
Pois só sem desejos é que se vive o agora
Vede o pé de ypê, apenasmente flora
Revolucionariamente
Apenso ao pé da serra

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