SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 12 de março de 2020

Por mudanças significativas na Educação em Fortaleza, Ceará e no Brasil. 1072 dias.




Os Educadores, Governos, alunos e pais necessitam mudar sua concepção sobre Educação para que nosso jardim de crianças e jovens volte a florir na beleza de suas ideias, atitudes, capacidades critica e criativa para construir suas felicidades em nossas cidades e Brasil. 

A autonomia e a singularidade de cada ser humano nos é dada por Deus e as capacidades de cada um apreender. Nosso objetivo é fortalecer isso em jornadas nas creches, escolas e Universidades esse é o papel dos Educadores. Não podemos adequar a Educação ao mercado pelo simples motivo que cada vez mais é a inteligência e várias competências atuando juntas de forma sistêmica que cria vários mercados e tecnologias que nem sequer existiam. Não podemos adequar a Educação a pressão dos pais que não buscam dialogar sobre a felicidade de seus filhos, nem aos Governos que querem que crianças e jovens decorem palavras e respostas para melhorar sua posição em avaliação nacional, e portanto em marketing, num padrão educacional que visa formar mão de obra barata para alguns enriquecerem; muito menos ao vestibular que exclui a maioria em benefício de uma minoria, e tornou o Ensino medio uma preparação para o vestibular.



Porém o problema começa antes nas creches e escolas. Estive visitando duas num projeto de pesquisa da USP com UFC.  O meu olhar se direcionava as crianças que buscavam construir seu caminho de aprendizado e expressão através da fala, brincadeiras ou jeito diferente de fazer as coisas. Portanto não estava buscando professores que querem a mesma resposta fechada para perguntas que todos tem que responder igual, e sim professores que estimulavam de forma única as histórias que cada criança buscava contar, suas formas de realizar uma tarefa, e os conflitos e os diálogos que estabeleciam com outras crianças e professores. Essa pedagogia não é uma criação brasileira mas tem sido usada há tempos em Emilia Romana, Finlândia, Portugal e outros países e felizmente cada vez mais adotada em escolas brasileiras. 



Potencializar a autonomia e aprendizagem do ser humano em jornadas cada vez mais complexas que se iniciam na creche, passam pelas Escolas e Universidades mas sempre culminam na forma que escolhemos viver no mundo e na capacidade de criar e construir novas formas de ser, viver e governar; aprofundando nossas Democracias. Eu sempre busquei apreender com escritores, cineastas e outros artistas, empreendedores, e ate líderes políticos e religiosos como muitos deles sem acesso a escola e universidade, não só geraram seu próprio aprendizado mas educaram com seus livros, filmes, produtos, novas tecnologias e discursos milhões de pessoas. É o caso do escritor inglês Jack London que em sua autobiografia intitulada Martin Eden relata todo seu processo de aprendizado na vida, ampliando seu vocabulário, vivências, expressando seu ser, apreendendo economia, politica, arte, desenvolvendo sua capacidade critica e criativa, transformando a sociedade a a realidade em que vivia. Também podemos estudar o caso de Chaplin, inventores que criaram coisas como motores a combustão, aviões, e outras tecnologias que só depois foram escritas as teorias a serem ensinadas na Escolas e Universidades. 




Um outro fator importante para pensarmos a educação é que avaliação internacional das Universidades tem como um dos seus principais itens de avaliação as pesquisas e a capacidade do saber transformar realidades. Num mundo cada vez mais tecnológico com Big Datas integrados a Inteligência artificial e internet das coisas, tudo isso chegando a nós através do celular geo localizado, cabe aos educadores nos ajudarem a fazer as perguntas certas, mais do que respostas, encontrar caminhos para transformar nossas ideias em realidades, e ter uma visão sistêmica quando tudo estará conectado assim como é a teia da vida.  Necessitamos ser competentes e ter capacidades de executar e justificar porque estamos fazendo algo, tendo compromisso ético com nossas escolhas e atitudes. Defendo uma educação aonde a razão esteja cada vez mais ligada a imaginação e ao amor.  Pensar, sentir, sonhar, agir, amar de forma orgânica expressando nosso ser em várias dimensões e valores essa é educação que estamos construindo de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário