SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

A INTELIGÊNCIA DE EDUCAR O POVO COMO A RAINHA DA INGLATERRA!

 

 

“Quando a paz chegar, lembre-se que será para nós, as crianças de hoje, (a tarefa de) tornar o mundo de amanhã um lugar melhor e mais feliz. Minha irmã está ao meu lado e nós duas vamos dizer boa noite. Vamos, Margaret. Boa noite, crianças. Boa noite e boa sorte a todos.”



O que é ser inteligente nos dias de hoje ? Afinal esse conceito muda com a história e as descobertas da ciência. Cuidar do povo e da natureza são desafios complexos e os mais importantes da humanidade. É necessário entender de economia, política, tecnologia, meio ambiente, saúde, cultura, história, e outras ciências de forma interdisciplinar e o nome disso é educação, para isso é preciso ter inteligência. Mas como explicar isso para elites como a brasileira que apoia Bolsonaro que desprezam a situação econômica e social vivida pelo próprio povo brasileiro, uma das mais injustas, desiguais e miseráveis do mundo. Elites que acham normal a fome, violências, incluindo as políticas contra democracia que cometem, como por exemplo incentivando as pessoas a se armarem para uma guerra civil. E se Lula pedisse ao povo para se armar e o povo ir à guerra? O nome disso não é inteligência nem educação! Apenas brutalidades que nem os animais nem Deuses são capazes.



Alguns homens acham que são Deuses e foram educados assim em sociedades escravocratas e desiguais como a brasileira. Essas pessoas amam a Rainha da Inglaterra ao mesmo tempo que Trump ou Bolsonaro. Eles não entendem as diferenças e não conseguem pensar simples assim. Respeitam apenas seus egos, vaidades e privilégios e acham que estão acima do Estado, da Lei, Democracia, Ciência, e História. Em várias falas da Rainha da Inglaterra Elizabeth não ouvimos ela cometer tamanhos absurdos, nem delírios, como Bolsonaro ou Empresários brasileiros que acham que a Presidência da República é uma empresa organizadora de eventos de 7 de setembro que visa lotar eventos usando dinheiro público e privado. Isso é sinônimo de vitória nas urnas? Simples, a maioria do povo brasileiro na atual condição econômica e social não tem tempo nem dinheiro para comício, pelo contrário está sendo e foi morta pela pandemia, miséria, corrupção e violências. Enquanto a Rainha Elizabeth cuida de seu povo, os nossos Reis e nobres auto proclamados continuam mandando matar seu povo e destruir a natureza brasileira há 522 anos. 


   

Mas o que é mesmo inteligência e educação que deveriam formar nosso povo e elites ? Se olharmos o que “ensina”? Porque na verdade elas deixam o potencial das crianças se expressar nas principais escolas para crianças no mundo como Emília Romana e Finlândia; isso é bem diferente do que a Fundação Lemann está buscando fazer em termos de métricas educacionais em Sobral com a Oligarquia Ferreira Gomes na Educação infantil. Acho que Harvard devia estudar que ainda bem o mundo não é uma fábrica de cerveja e seus métodos de gerencialismo que destroem a educação e com ela o mundo que precisamos construir. Se Lemann pudesse estudar como incentivos fiscais beneficiam empresas as custas da exclusão da maioria do povo cearense e brasileiro da educação será um bom começo. Será um belo estudo sobre equidade nas origens. As elites brasileiras, incluindo os bancos, deviam estudar como nosso sistema bancário com baixa concorrência e alto juros os deixam ricos inviabilizando a capacidade de investimento brasileiro às custas das vidas e mortes de milhões de brasileiros.  Esses dois casos nos daria o Prêmio Nobel de maldade, violência e ignorância no mundo que deveria ser criado para mostrar como elites inviabilizam a educação e a ciência no Brasil, além de buscar apagar a história com balas, mortes e mentiras como faz Bolsonaro.       

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário