SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 20 de março de 2024

SOBRE OS VELHOS DONOS DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO INFANTIL, E SEUS CAPITĀES DO MATO. A POBREZA, VIOLÊNCIAS E MORTES QUE GERAM EM EPÓCAS DE ATAQUES A DEMOCRACIA E CONTRA A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.


 

O corretor britânico Nicholas Winton transportou 669 crianças, em sua maioria judias, da cidade tcheca para a Grã-Bretanha, durante a segunda guerra mundial e salvou suas vidas. Podemos fazer isso agora na Palestina? Salvar crianças por direito à vida sem contar todo legado que elas podem deixar para humanidade e o planeta, através de seus dons, trabalho, educação, arte, esporte, ciência, tecnologia, liderança política, atuação social e ambiental, espiritualidade, família, amor... Já foi calculado por um economista quanto vale uma vida ou o capital humano para uma empresa, mas eles calcularam quanto vale a ética no mundo dominado por guerras, violências, criminalidades, corrupção e brutais desigualdades? 



Apenas sei que numa escola pública de educação infantil observamos todos os dias as falas, gestos, olhares, expressões corporais de centenas de crianças que dizem ser as escolas feitas para elas em seus nomes! Muitas delas devido a pobreza e as condições sociais em que vivem chegam doentes às escolas, sem cuidados, famílias fragilizadas em lugares dominados pelo crime. Algumas de tanta opressão são negadas suas existências e sonhos, incluindo dentro da escola por práticas pedagógicas que transforma elas num número ou nota. Essa miopia social não consegue enxergar os dons nem a vida. 



Nós podemos dar pequenos passos com elas que façam diferença em suas vidas e na escola. É o que fazem hoje milhares de professores, nas escolas brasileiras, tirando dinheiro do seu bolso para dar condições de educação em suas salas, compram data show, material pedagógico e de higiene, brinquedos, alimentos e outros. Na cidade de Fortaleza centenas de professores fazem isso todos os dias. A educação é um trem que tira a criança de um lugar e leva com sua aprendizagem para outros, salvando vidas, em períodos de guerra que vivemos contra os pobres praticados por elites violentas, bilionários e políticos corruptos que usam o Estado para seus objetivos, cada vez  mais absurdos na educação. 



A matemática da vida é uma poesia, uma obra de arte escrita com ética e justiça social no meio das guerras de ego e delírios dos poderosos. Contra eles o talento de crianças, jovens e professores, na sua predisposição natural na sua mais extrema manifestação. Contra a mediocridade e ignorância, professores têm sido levados à exaustão e esgotamento, destruindo vários bons profissionais por falta de condições mínimas de funcionamento nas escolas. A pobreza extrema da vida dos alunos e da situação das escolas tem sido mascaradas por oligarquias, políticos profissionais, fundações empresariais com falsos discursos que não se sustentam na Democracia, ciência e são instalados em períodos de golpes contra o povo como Temer.



A geometria divina escreve a história ora por guerras, bombas, revoluções quando deveria ser pela verdadeira educação, não a serviço de gerar capital para alguns, mas a serviço das vidas. Contra a mediocridade e a ignorância, temos o espirro, a paixão e a riqueza da vida e da boa educação das crianças e jovens que não podem ser escondidas, nem freadas, em seus propósitos. Os professores não podem e não serão calados por qualquer regime de violência contra a educação e as vidas. A nossa devoção obstinada pela educação, nos faz enxergar todos os dias as duras realidades em que vivemos, e o potencial que nossos alunos podem ter vivendo existências plenas pelos quais temos o caminho de lutar sempre. 


Nós não vamos negociar vidas de crianças e jovens, que façam isso os políticos e elites corruptas e brutas. As luzes brilhantes do saber iluminam as estratégias obscuras dos poderes medíocres, loucos e seus podres interesses. A verdade e a beleza continuam a existir nos sonhadores, nos curiosos, nas crianças e nos jovens. A lógica e intuição podem ser ensinadas, lado a lado, com capacidades críticas, autonomias e utopias, em milhares de horas, apesar de vocês. Mas precisamos ser honestos com nossas fraquezas, onde podemos sempre melhorar, reconhecê-las com coragem e traçar novos caminhos com metas alcançáveis. Educar crianças e jovens iluminados por inteligências aguçadas por forças interiores de insondáveis profundidades, caminhar pelo desconhecido até chegar aos triunfos que a vida nos proporciona. FORA NOVO ENSINO MEDIO, CAMILO E LEMANN.       





Nenhum comentário:

Postar um comentário