Minha mensagem: reserve uma hora por dia para se treinar, em vez de rolar no TikTok, que corrompe a integridade cognitiva.
Não quero ser catastrófico, mas nossa sociedade , como a de muitos países, está passando por convulsões muito significativas.
Vários fenómenos estão a colidir: o envelhecimento da população, que está a abalar o nosso Estado-providência, uma vez que as contribuições já não são suficientes para financiar as despesas sociais, o Estado-providência está a mostrar excessos preocupantes e colocar as pessoas a trabalhar, para a felicidade de quem a ele tem acesso, é um imperativo. Mas, ao mesmo tempo, a exclusão de dezenas de milhares de pessoas do desemprego criará uma turbulência social inegável.
Mas, neste texto, e em ressonância precisa com esse choque social, estou me dirigindo aos jovens, como professores, e digo a eles: treine-se, não se deixe abandonar à preguiça das redes sociais ou a se abandonar ao ChatGPT, não é assim que você estrutura um pensamento.
Estude, sempre por curiosidade, mesmo em áreas que lhe são menos familiares.
Leia um jornal, uma revista.
Ouça podcasts: RTBF ou France Inter estão fazendo maravilhas.
Construa sua linha de história, suas geografias, seus lembretes de eventos históricos, sequências políticas.
Interesse-se por política. Porque a mensagem dos choques sociais é que o futuro é instável e que, para além da solidariedade social essencial, devemos tomar o nosso destino nas nossas próprias mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário