SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

O governo de Quebec está cortando o financiamento para o Barômetro de Ação Climática



 O governo de Quebec está cortando o financiamento para o Barômetro de Ação Climática, que mede as atitudes dos quebequenses em relação às questões climáticas há anos. Le Devoir lembrá-lo esta manhã que:


"A última edição, em 2024, mostrou que 82% dos quebequenses reconhecem a urgência de agir contra a pior crise ambiental da história e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa "imediata e drasticamente". A maioria da população disse que queria que os governos federal (74%), provincial (73%) e municipal (67%) "fizessem mais pelo clima", mas também pela adaptação aos impactos das mudanças climáticas.
De acordo com os dados registrados pelo projeto, uma grande maioria da população está exigindo virar as costas para qualquer novo projeto de combustível fóssil. O Barômetro de Ação Climática também mostrou no ano passado que, apesar da retórica de alguns, os quebequenses não veem a luta contra a crise climática como uma ameaça às suas "liberdades individuais" e não acreditam que devemos parar de agir por causa do baixo peso de nossas emissões em escala global.

Esses dados coletados cientificamente questionam o discurso do governo de dar as costas ao clima. Como nos Estados Unidos, verdades inconvenientes estão desaparecendo, para melhor substituí-las por um discurso político que valida os preconceitos ideológicos dos líderes.

Pessoalmente, zelarei por que o barómetro continue a ser publicado todos os anos. Não deixaremos que a ciência seja silenciada e garantiremos que a opinião dos quebequenses seja ouvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário