SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Quem joga bola hoje ? Pele ou Neymar ? A Copa da Juventude vai ser nas ruas por um Novo Brasil!



Quem joga bola hoje ? Pele ou Neymar ? Cada vez mais é urgente a necessidade de novas lideranças de verdade! Não estou falando de jovens envolvidos com  as mesmas praticas de poder iguais a do Sarney, os jovens políticos e burocracias partidárias que usam o Estado a seu favor e falam em Democracia, os filhos do Estado, os jovens corruptos que negociam e fazem política pública como vendem banana para macaco. E se eles não podem surgir no Estado Dominado nem nos partidos , se eles não podem emergir em suas Comunidades, Escolas, Universidades e outros? Aonde esta energia vai estourar? Claro que nas ruas, redes sociais , nos black blockers, ou qualquer outra forma de expressão aonde possam canalizar sua indignação, sonhos, revolta e vidas .    

Estou falando de milhares de jovens invisíveis que passaram por outro processo de formação , muitas vezes vivenciados e não teóricos ou acanalhados em estruturas de poder , mas que tratam de processos culturais e ideológicos a luz dos desafios de uma nova geração, que lutam por uma oportunidade ! Em um país que as oportunidades tem sido canalizados para os mesmos idiotas que só trocam de cadeiras , aonde ideias não valem nada porque nem debate tem ? O que vale é baixar as orelhas como os jumentos fazem e aguentar todo tipo de açoite de estruturas de poder feudais. Esses jovens não tem sobrenome de nenhum dos senhores feudais, nem fazem parte de nenhuma gangue partidária, nem conta bancaria , apenas a cara , sua inteligência , sonhos e vontade de lutar.  E nem são revolucionários mas eu não estou falando de revolução mas de transformação social a luz de novas tecnologias, ideias, e principalmente sonhos.  

O que custa a este pais dá oportunidades de verdade a esta geração ? Custa menos que a Copa , muito menos do que se gasta com a violência,  presídios e segurança, e infinitamente menos que os lucros dos Bancos e os juros do títulos da divida pública.

Sera que eles podem trabalhar e gerar riquezas para os seu país e pais, e deixar eles descansarem um pouco ? Sera que eles podem estudar sem ficar devendo a vida no inicio de carreira profissional como é o caso do FIES bancando Universidades fuleiragens?  Realizarem pesquisas e produzirem saberes úteis para suas vidas e cidades ? Sera que podem lutar por causas nas ruas ao invés de políticos idiotas e partidos de plantão e seus podres interesses ? Sera que cada um pode ter atitudes nos lugares que compartilha e de baixo  pra cima começar a mudar a sociedade em que vivemos independente dos pobres poderes?  

Chega a hora que a única luz que sobra é que esta dentro de nós. Chega a hora que temos que assumir a função de pais de nossos destinos. Ninguem pode delegar sonhos nem responsabilidades muito menos a coragem de dizer a verdade e lutar. 

Chega a Hora da Copa onde todos podem  jogar com sua bola velha no campo esburacado  da sua periferia, no Brasil de verdade , mas lá o talento importa na hora do Gol. Chega a hora de dizer que POLÍTICOS IDIOTAS protegidos por todo tipo de putaria neste país NÃO NOS REPRESENTA.  A Democracia ou os jogos de poder  ou melhor o circo e as palhaçadas no Brasil não nos representa . Já esqueceram das ultimas e centenas de corrupções em seus partidos que continuam calados mas só acusam os outros ?

Chega a hora de ir as ruas, gritar o que quiser , ocupar os espaços,  construir a verdadeira democracia da vida que não cansa de expressar ideias, causas, em busca de oportunidades iguais para todos e não exclusivas as classes grandes políticas e econômicas neste país.  Direitos, oportunidades de vida, cidadania, segurança , educação e saúde de qualidade. É preciso deixar eles mesmos fazerem para uma nova geração com imaginação e não para as carcaças de uma sociedade corroída. Onde os esqueletos apodrecidos das instituições perderam o sentido e o valor. Aonde a  “ferrugem do sorriso” e ausência de propósito, faltam bons  exemplos para nova geração. Sim necessitamos  de novos lideres construidos por outras trajetórias de vida,  muito além de uma Bolsa família, do trem bala, da mega infra estrutura da Copa, precisamos do Básico agora !

E se a sociedade política não consegue fazer devido aos acordos e as origens de seus quadros. A sociedade brasileira já tem os caminhos muito além de seus lideres que precisam ser liderados , pois só conseguem enxergar políticas medíocres e as vezes nem o óbvio. E que se pudessem escolher  por critérios políticos a seleção brasileira de futebol como fazem com os cargos públicos ? Colocariam eles mesmos, seus parentes, amigos e os membros das gangues partidárias não pelo talento mas pela confiança em roubar e dominar os votos das novas senzalas sem direitos e de emprego vulnerável. Portanto sem Gols, sem alegria, sem talentos, precisamos de novos lideres, assim como no futebol, no samba, e na vida deixa o Brasil ser feliz.   

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário