SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 7 de janeiro de 2018

A Queda da Bastilha / Presidios e a fuga de reis nus comendo brioches nas cadeias no Brasil. 279 dias.





Alguns eventos na Revolução Francesa foram sincrônicos, simétricos e complementares assim como eventos que hoje ocorrem simultaneamente no Brasil estão conectados entre si e nosso destino com nação. Infelizmente não temos um Churchill na liderança da nação, estamos em guerra civil e ameaçados em nossa soberania. Os presidios no Rio, Amazonas, Ceara, Goiás e outros estão caindo. Os policiais estão  sendo mortos. O crime organizado age mais rápido que o Estado e controla parcelas significativas da população brasileira.  A corrupção continua nos Estados e Prefeituras.  Somos o país de maior violência e homicídios no mundo assim como convivemos em brutais desigualdades  com milhões de pessoas sem trabalho, saúde, educação e com fome. 

No Brasil os políticos assistem dos camarotes da nobreza várias revoltas que juntas podem resultar numa revolução brasileira à francesa. Elas acontecem em vários lugares ao mesmo tempo observamos capitalistas e trabalhadores se revoltarem contra a nobreza e oligarquias feudais politicas sustentadas pelo Estado alinhadas em gangues partidárias, observamos a fuga de "reis nus " sendo vaiados em praça pública,  o militarismo de alguns setores perderam a vergonha do golpe de 64, falsos nacionalistas com apoio de multinacionais deliram a céu aberto alimentados por praticas feudais em seus estados , o crime organizado derruba as bastilhas presídios e discursam sobre justiça social a jovens presos oprimidos pela miséria e pelo trafico,  os nossos exércitos e policias estão sendo dizimados de forma rápida pelo mesmo crime organizado. Surrealismo ou realismo fantástico ? Enquanto isso os nossos reis querem se manter no poder pelos mesmos caminhos que nos levaram ate aqui ?  Eles que vivem de articulações e esquecem da historia que se escreve sem eles quando estão sendo decapitados do seu poder,  perdem a cabeça e enlouquecem o Brasil comendo brioches na cadeia.  

Dizem que um dos motivos que aceleraram a Revolução Francesa foi a fuga do Rei da França fugindo para Varennes. Afinal pela primeira vez o povo francês via nas ruas os poderosos sem a proteção de suas cortes e seguranças, distantes do luxo de seus palácios aonde a farsa dos ritos os protegem .  O povo viu pela primeira vez que eram pessoas como eles e que seus comportamentos de corrupção, luxurias e mentiras eram medíocres e deploráveis ate mesmo para aqueles que nada tinham mas conseguiam viver com alguma dignidade.  Quando vemos os poderosos na cadeia ou fugindo com medo do povo  é uma lição de cidadania maior que a constituição pois para muitos pela primeira vez nos ensina que somos iguais em direitos e deveres. Muitos países já resolveram estes problemas e conquistaram de fato melhorias de vidas com sua revolução francesa , inglesa, americana, e outras. 

Era uma vez um grupo de picaretas que tinha chegado ao poder pelo roubo e pelo dinheiro das gangues partidárias e cargos públicos que na sua lógica delirante pertenciam a eles trocando por tempo de tv e apoio , usando partidos como a casa grande de um senhor feudal que se intitula de esquerda.  Eles se dizem de esquerda apesar de não ter origem de movimentos sociais ou de lutas nas ruas mas acham que podem ate mudar as palavras , os livros e a historia.

Enquanto isso estão presos em nossas bastilhas os miseráveis que continuam sendo organizados pelo crime mais rápido do que  o Estado com as politicas publicas .  O PCC surgiu nos presídios e hoje utiliza eles como quartéis do crime enquanto as gangues partidárias usam Brasilia e muitos deles querem viver do Estado como reis e nobres sem resultados na maioria das vidas das pessoas.  

Políticos que continuam candidatos indicam capatazes de suas gangues para gerir a administração pública sem participação, transparência  e controle social tratando o dinheiro publico como seus negócios privados em beneficio de alguns fornecedores para enriquecerem juntos, sem avaliação de impacto e sem cumprir prioridades básicas das funções de suas pastas ! Eles criam falsas despesas para encher os seus cofres para as eleições ?  E assim como reis franceses vivem no luxo enquanto milhões de pessoas desempregadas e sem saúde passam fome ? mas porque não comem brioches ?

O traficantes enriquecem com a venda de drogas mas no Brasil viram heróis e ostentam nas comunidades pobres aonde não existe nenhuma presença do Estado .  Do outro lado da cidade políticos roubam as vidas de milhões de pessoas e a capacidade do Estado de enfrentar o crime e esvaziar os presídios transformando as pessoas em cidadãos e produtores de riquezas pelo trabalho.

Se um brasileiro precisar trabalhar em um lanchonete para fazer sanduíches tem que apresentar currículo e se não trabalhar direito não dura um dia. Porem os membros da corte do estado público , os capatazes  ou operadores ,  não trabalham em seus cargos,  ganham bons salários, o critério de seleção é operar algum esquema ou bajular o politico de plantão. Mas na hora da eleição seus chefes vão falar em como governar em nome do povo ? apesar de suas  praticas cotidianas  se revelarem em roubos, mentiras e espetáculos com dinheiro publico.  

Mais bastilhas vão cair e vamos ver  outros reis nus comendo brioches nas cadeias meditando por que perderam seu poder da noite para um dia escuro.  Um dia a mais e estas faíscas podem gerar o que ocasionou a revolução francesa e revoltas em outras países. Não existe no Brasil nem planejamento nem risco quando a população e grande parte de seus políticos agem no salve se quem puder . O crime tem sido mais veloz que o Estado e a população em buscar caminhos para suas cidades e Nação. Porem a mudança não será pelo Estado ela ja começou nas ruas  e nos presídios para o bem ou para o mal depende cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário