SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Mulheres e Homens construindo sua singularidade no encontro com genialidades! pagina 3 - Pedagogia do Game Terra da Sabedoria- 275 dias.




Uma dos temas que mais estudo são biografias de pessoas, incluindo metodologias de como se deve escrever biografias. Isto me interessa, porque considero como o mais importante a trajetória de vida de uma pessoa , de como ela se tornou ela, e qual os alicerces em relação a diversos aspectos de sua vida como família, saúde, espiritualidade, alem é claro como surgiram suas ideias, visão social e politica, cultura, educação, experiencias como base de suas realizações.

Neste caso é importante não confundir os feitos de uma pessoa ou coletivo com os presentes que alguns ganham de estruturas de poder e consideram seus.  Por exemplo tem politico que ganhou um mandato de uma oligarquia e depois com as respectivas negociações da máquina de poder se tornou Prefeito, Governador e Ministro.  Outros não tem nada de interessante em sua trajetória tipo estudaram e estruturas de poder os elegeram Deputados, Prefeitos ou Governadores. Não me refiro a estes exemplos , estes exemplos não são exemplos para ninguém apenas são consequências de sociedades brutalmente desiguais comandadas pelas força e miséria. 



Existem aqueles exemplos muito conhecidos tipo Gandhi,  Mandela e Obama mas mesmo eles temos que conhecer e aprofundar as suas histórias de vida e a época em que viveram para compreender melhor suas lições e feitos visando educar e inspirar outras pessoas.  Existem muitos que não alcançaram seus objetivos e talvez vivêssemos em um mundo melhor caso eles tivessem vencido suas batalhas como o caso de Darcy Ribeiro no Brasil

Porem o que mais admiro são trajetórias de vidas incomuns e singulares que potencializaram ao máximo suas vidas, atuando em varias áreas mostrando o quanto temos de potencial como o caso mais conhecido de Leonardo da Vinci. Gosto também de Michel Foucault que deu vida as suas ideias e foi a luta. 



Eles nos inspiram a pensar outros modelos de educação  ou seja sobre quais caminhos podemos educar nossas crianças e jovens. Lembrando sempre " uma reformulação significativa da educação é inconcebível sem a correspondente transformação do quadro social no qual as praticas educacionais da sociedade devem cumprir as suas vitais e historicamente importantes funções de mudança " Agora mistura isto com a biografia de jovens que depois conhecemos seus feitos como Einstein, Darwin, Steve Jobs e outros. O que eles podem ensinar sobre seu processo de formação e escolhas atuando todos como personagens de uma história da Terra da Sabedoria, aonde podemos interagir com eles através de um Game para pensar nosso processo de formação e escolhas em varias áreas de nossa vida como pensar a nossa educação, politica, economia, trabalho, saúde, tecnologias, espiritualidade, os desafios sociais ambientais e outros que impactam diretamente em nossas vidas. 


Por exemplo Rosseau ao escrever Emilio queria apontar um caminho através deste personagem para educar nossas crianças e jovens. Este caminho influenciou por exemplo politicas publicas como a reforma do sistema de ensino em Portugal feito pelo Marques de Pombal que antecedeu a França , ambos inspirados também pelo Filosofo Condorcet . Todos por suas respectivas trajetórias de vida desenvolveram suas ideias a luz também de suas experiências e de outras influências inspiradoras para nos deixar estes legados. 

Chegamos ao Século XXI uma necessidade urgente de uma Revolução na Educação, pois se estes sistemas educacionais e contratos sociais geraram bons resultados como a instrução pública que gerou o Estado, e o processo civilizador massificado como o conhecemos hoje também observamos seus efeitos negativos. 

Penso cada vez mais urgente lidar com a singularidade de cada pessoa ou seja como caminhos diferentes geram existências diversas e necessárias para os desafios da humanidade.  De que forma podemos revolucionar nossos futuros Einsteins, Darwins, Rosseaus e outros. Não será massificando sistemas educacionais como tem feito o Governo Brasileiro ou do Ceará bem diferente dos caminhos adotados pela Finlândia, Noruega, Emilia Romana e outras.



A nossa missão é criar um Game com missões no mundo real em varias áreas da vida, inspiradas por personagens reais e fictícios com suas respectivas trajetórias de vidas iluminadas pelo protagonismo e escolhas da propria historia de vida dos jovens para que possam desenvolver sua singularidade. 

Portanto gostaria de inovar e sugerir dois personagens pouco conhecidos que tem influenciado como outros a pedagogia do Game Terra da Sabedoria. Ambos influenciariam gênios, e talvez sem eles sua genialidade não teria acontecido, ate porque somos frutos também de grupos que participamos ou ecossistemas educacionais, sociais, culturais ou de trabalho que nos relacionamos.

Uma homem e uma mulher . O homem é Patrick Deville que foi discípulo de Pasteur mas também foi médico no Oriente, explorador de planaltos da Indochina, depois resolveu morar com pescadores, e enfrenta a peste bulbônica em Hong Kong . Observamos que seu ser muda e se transforma de acordo com a história, o contexto e os desafios de sua época.  Exemplos de vidas múltiplas e diversas tão necessários ao mundo e aos desafios que vivemos hoje.  Elas não se reduzem a um papel ou instituição mas se multiplicam e apreendem sempre a se transformar, evoluir e mudar as circunstâncias que enfrentam, ajudando a outras vidas não importa a cor, classe e o país.

Seres que vivem no planeta Terra independente das limitações e falsas ideias que nos separam e dividem. Assim como a mulher Lou Salome admirada por Nietzsche, desejada por Rilke e idolatrada por Freud. 

Seguindo a wikipedia:

Lou Salomé também é conhecida por ter os mais diversos interesses intelectuais, interesses estes que lhe trouxeram amizades com uma ampla gama de pensadores distintos, incluindo Friedrich Nietzsche , Sigmund Freud , Paul Rée e Rainer Maria Rilke e muitos outros. Algumas dessas relações inspiraram ensaios fundamentais da escritora como "A humanidade da mulher" e "Reflexões sobre o problema do amor". A partir destes encontros, a filosofia e vida de Lou Salomé também foram fonte de inspiração para a obra desses mesmos pensadores, como em: Em seu livro nomeado Ecce Homo, Nietzsche reconhece ter se inspirado em Lou em seu texto em Zaratustra . Há também correspondências entre Lou e Rilke, entre Lou e Freud, e com Anna Freud (filha de Freud) que evidenciam momentos em que a troca de pensamentos eram mutuamente consideradas em suas obras.




Lou Andreas-Salomé sintetizou sua própria vida nas seguintes palavras;

“A vida humana – na verdade, toda a vida – é poesia. Nós a vivemos inconscientemente, dia a dia, fragmento a fragmento, mas, na sua totalidade inviolável, ela nos vive[1]”.


Enfim cada um busca e encontra seus diamantes para construir sua trajetória de vida de forma singular. Digo isto porque aquilo que herdamos e não escolhemos temos que aprender e rápido o que fazer com eles, se é possível desconstruir para reconstruir, empreender e criar novas vidas, desafios e sonhos.  É verdade que aprendemos na Escola, na Universidade, no Trabalho, na Espiritualidade,  com a saúde e com a doença, com a natureza , com as lutas , desigualdades e injustiças sociais, com as tecnologias , com os livros , os filmes, a música , com a vida de forma diversa e infinita.  




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