SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Sobre SEXO, AMOR E DINHEIRO ! 440 DIAS



A minha linha de pesquisa acadêmica é conectada a linha de vida do que falo, penso, sinto e empreendo . Pesquiso o que esta acontecendo agora apreendendo com a Historia de como chegamos aqui e sempre olhando para o futuro que esta sendo construído agora numa sociedade que vive uma transição de civilização;  marcada por profundas transformações e integrações tecnológicas somadas as mudanças ambientais que juntas potencializam crises econômicas , politicas, sociais e educacionais. Resumindo o modelo esgotou e vivemos ao lado de instituições múmias que perderam o sentido e a hegemonia se mantendo pela força, concentração de renda e poder de poucos.

O coração da mudança é tecnológica num sentido amplo quando a tecnologia é uma segunda natureza produzida pelo homem que produz  verdades na atualidade quer seja nos modos de comunicar, viver, trabalhar e cada vez mais ocupa o imaginário pelas redes sociais impulsionando acontecimentos políticos e econômicos. Um mundo que cada vez mais vai para nuvens quer seja o comercio, a produção com a internet das coisas e robótica , a aprendizagem , conhecimento e informações com big datas e inteligência artificial. Agora imaginem tudo isso somado atuando em progressão geométrica ? Incluindo desafios de brutais exclusões, pobreza, desigualdades e todas as oportunidades que a tecnologia desenvolvida pode lidar com as mudanças incluindo as climáticas . É esta a dança e musica que o Século XXI  esta tocando para quem tem capacidade cognitiva para acompanhar estas transformações e sua vida dançar com elas ?
  
Portanto espero que além de sexo, amor e dinheiro procure se aprofundar mais nestas questões que vão impactar sua vida mais do que quem vai ser o próximo Presidente do Brasil ou quem vai ganhar a Copa .

Procure olhar menos para o shopping ou querer saber o que acontece dentro das casas ou nas vidas de outras pessoas pelas redes sociais e procure vivenciar o que ocorre de transformações nas cidades ou fora delas com milhões  de refugiados e periferias que são o centro de grandes transformações . Olhe para o céu, olhe para dentro de si e conecte o mundo interior ao exterior e dance, cante, sonhe, lidere e empreenda as musicas do século XXI que vão tocar suas vidas e almas.

Procure entender o que é renda mínima, o futuro do trabalho, que a vida pode ser um jogo que lhe desafia transformando um celular numa bussula de oportunidades, apreenda a governar a si mesmo e governar políticos com democracia direta, controle social e transparência ,  a misturar saberes não apenas da academia de forma transdisciplinar mais cada vez mais apreendendo com saberes de outros setores da sociedade incluindo os pobres de forma intercultural e internacional, que arte é cada vez mais transmídia dançando com a tecnologia e o cotidiano.  E o que voce vai fazer com mais anos de vida que terá graças a genética ?  Talvez mais sexo , amor e dinheiro? Que pena se sua vida se reduz a isto se pode muito mais com suas causas , espiritualidade, talentos, saberes, arte, novas tecnologias, família, amigos, ....   

Temos que aprender sobre as tecnologias que nos torna mais humanos e não menos ! Quais as barreiras conceituais , emocionais, ocidentais que impedem de expandir meu ser ? Como fomos construídos ? O que me impede de ver o outro como igual ? Como disse Gandhi seja a revolução que voce quer no mundo! Lembre que carregamos em nosso ser e atitudes muitas injustiças sociais.   Investigar novos imaginários sociais capazes de criar novas formas de ser, viver e organizar a sociedade incluindo toda humanidade dançando com as tecnologias e superando os desafios coletivos que nos afetam.

Infelizmente os homens não nascem livres com disse Rousseau os homens nascem acorrentados e continuam acorrentados ate aprender a quebrar as correntes. Nao é apenas o trabalho que vai nos libertar como disse Marx mas a interação com o diferente , assim como nossa subjetividade, singularidade, o que escolhemos consumir, a arte que nos liberta ou programa, indivíduos que se realizam livremente de forma solidaria e compartilham desafios e suas necessidades são satisfeitas , aonde valores são moldadas pela capacidade de nos expandir como ser humanos incluindo outros seres  e desenvolvendo nossas capacidades cognitivas e afetivas com tecnologia e arte , criando novas leis para nossa casa que é o significado da palavra economia em suas origens.  Inicialmente era uma economia de imagens que despertaram novos imaginários que construíram o mundo que vivemos. Assim como podemos construir milhares de outros mundos . 

Entender esta jornada ate aqui e para onde vamos é o que dedico minha pesquisa e vida de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria transformando um celular numa bussula para vida no Seculo XXI .   


Nenhum comentário:

Postar um comentário