SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

ESTUDE ! ESSE É MEU POSICIONAMENTO POLITICO ! 1058 Dias.



Quem tem mais poder quem constrói presídios ou quem torna as pessoas livres ? Ideologia é uma forma de aprisionar o pensamento. A vida é uma síntese aonde buscamos nos manter vivos, enquanto aprendemos, lutamos, amamos e nos realizamos. Quanto mais indivíduos conquistarem sua liberdade mais democracia teremos afinal a sociedade não pode ficar refém dos delírios de dirigentes da esquerda ou da direita que agem em benefício de seus lideres e burocratas é necessário nos auto organizar. Necessitamos colocar limites no plano individual e coletivo pra que tenhamos mais liberdade de exercer nossas singularidades.

"Julgo menos a natureza humana pelos agrupamentos políticos do que pelos indivíduos. A singularidade do individuo tenho como valor acima dos outros. O que contribui para aumentar a vida, a saude fisica e espiritual é sempre bom; o que contribui para diminuir a vida, para torcer, oprimir, contrariar a vida, é sempre mau." Jack London


Os povos mais perseguidos são os negros, indígenas e judeus. Sobre esta perspectiva estudar é o melhor caminho para definir e se posicionar politicamente. A longa jornada da humanidade pela Terra começa pela África, isso nos ensina que quem considera sua raça superior a outra é no mínimo burro, pois nosso DNA é o mesmo. Questões de nacionalidade a História tem muito a nos ensinar sobres as linhas geográficas que nos separam e nos dividem, esvaziam seu sentido quando aprendemos sobre as imigrações que formaram várias nações e culturas. Lógico que temos diferenças, mas muito mais coisas em comum. Cada dia mais apreendemos que a economia depende da cooperação entre as pessoas, que a inclusão é necessária para expandir mercados e ampliar as trocas gerando mais riqueza, e que portanto o egoísmo é apenas uma ignorância com brutais consequências.

É nosso dever como membro da humanidade denunciar e lutar contra todas injustiças, violências e desigualdades, isto também a história nos ensina como povos escravizaram outros ou mesmo, dentro de um povo, como irmãos venderam irmãos ou simplesmente escravizaram. 


A minha posição politica é um amor profundo a arte, cultura, a diversidade, a singularidade de cada ser vivo na Terra e a expansão de cada ser humano em direção ao infinito realizando todo seu potencial em especial a capacidade de imaginar, sonhar, criar e inovar outras formas de ser, viver e nos governar. 

Aprendi que as principais obras de Shakespeare é fruto do Encontro entre as culturas ocidental e oriental sobre o Mouro e o mercador de Veneza. Aprendo todos os dias a importância das pontes, conexões e elos entre pessoas, saberes, artes, lugares, tecnologias o que amplia ao mesmo tempo a complexidade e os desafios da humanidade.

Aprendi que tudo é feito de ecossistemas quer seja ambientais, econômicos, políticos e culturais, onde a troca e fluxo de energias, ativos, ideias determina as cores de tudo, se estamos vivos, ou melhor se somos sustentáveis economicamente, ambientalmente ou socialmente e que tudo isso depende da política. Podemos ser superficiais ou vazios e não querer aprofundar ou ampliar nossa compreensão sobre todas as questões políticas, principalmente sobre as consequências e impactos na vida das pessoas e do planeta. 


As estruturas sociais modificam com o tempo e se tornam inúteis, por exemplo, a educação passou por jardins gregos, mosteiros italianos, laboratório de pesquisa na Universidade e cada vez mais usa tecnologia. Os partidos, na minha visão, estão se tornando estruturas sociais ultrapassadas e sem sentido quando alguns querem representar outros ou se consideram vanguardas com discursos que se reduzem a ideologias que mais aprisionam que libertam. Diante de desafios como Democracia direta ou outros modelos de organização política sem lideranças centrais observamos a política se inserir em todas as áreas da vida.

Portanto, se as estruturas sociais, as pessoas e a história mudam, como posso permanecer parado, dogmático, fragmentado ou linear? Melhor é aprender, estudar, ampliar a visão sistêmica sobre tudo e todos, não me colocar no papel de um ditador, dono da verdade, ou pastor de uma religião.


A religião, a politica, a economia, a educação dependem da nossa coexistência, inclusive de apreendermos a sonhar juntos, apreender a amar o diferente, o que me complementa, amar aquilo que não conheço e, portanto despertar em mim novos horizontes e sabedoria. 

A minha posição politica é estude até compreender que tudo está conectado ao mesmo tempo que tudo é único como um pequeno grão de terra á Terra da Sabedoria.   


A dádiva que Deus me deu de morar em varias cidades, conhecer vários países e culturas, estudar vários saberes acadêmicos ou não, ver filmes de vários países, ler milhares de livros de autores e autoras do mundo inteiro, ter exercido várias profissões, lutado nas ruas, movimentos estudantis e sociais, convivido com partidos de diferentes ideologias, desenvolvido várias políticas públicas, empreendido várias empresas e organizações do terceiro setor, vivenciado a espiritualidade, produzir e compartilhar a arte da musica, literatura, cinema. A soma de tudo isso produziu minha posição politica principalmente o amor ao meu filho, pais, família  amigos e o que se intitulam meus inimigos. Apesar do nome Guerra a nossa luta é pela vida, contra corrupção, por uma Educação para vida ética, estética e justa, por uma Economia próspera, criativa e humana, pela Democracia direta, pela integração e humanização da tecnologia, pela ampliação das conexões sociais entre as pessoas, pela coexistência espiritual, pela arte em todas dimensões da vida, pela prevenção e saúde comunitária,  pela educação infantil, pela juventude, pela melhor idade e pela expansão e singularidade dos seres humanos; essas são minhas causas que se confunde com minha vida pois amo o que penso, sinto , faço e luto politicamente para que o maior números de pessoas no mundo realize de forma plena suas vidas sem perder muito tempo com a dialética e a guerra para estudar porque Spinoza acertou quanto prova que todos devem viver sua potência sem negar a do outro compartilhando a vida, o planeta e o Universo em harmonia com todos os seres.     

Adiante com a coragem de se viver com todos sentidos ampliados, absorvendo multifacetadas vivências e transbordando ao longo da vida, se permitindo sentir as incomensurabilidade caleidoscópica dos encontros, fusōes e imersões.

Politica também se faz com humor declarando sua posição com genialidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário