SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Sonhos de uns, pesadelos da maioria. 1036 dias.




Eu olho o futuro e me perco no presente passado. Aonde esta guerra social nos levara? Enquanto garotos entram no trafico por falta de alternativa na vida, outros vêem seus filhos morrerem e querem vingança, isso todos os dias em vários bairros e comunidades em todas as cidades . Milhões de pessoas sem casa, as invasões continuam e a necessidade do poder público de urbanizar essas comunidades e dar qualidade de vida e cidadania a todos. 

O poder público dominado por outros interesses como projetos de poder e corrupção, não tem nada haver com sua obrigação de melhorar a vida principalmente dos mais pobres e cada vez mais a classe media abandonada a sua propria sorte. 



Enquanto isso as Universidades buscam que a realidade se adeque as teorias e conceitos de alguns autores propagados em salas de aula e se as teorias não explicar que acontece ?

As empresas vendo o mercado consumidor reduzir, a pressão por impostos, o lucro caindo na queda de preços, e a necessidade urgente de investir em tecnologia para ampliar sua produtividade, mas o acesso ao capital é mais caro que sua rentabilidade proporciona.



Becos sem saída e muros nos levam a guerra porque achamos que a solução depende mais dos outros que de cada um de nós, preferimos acreditar na dialética que muitas vezes não leva a sínteses, do que expandir nosso ser em direção ao infinito para compreender e integrar a nossa  situação à posição do outro. Visões mais complexas e menos focados em um único saber ou setor da sociedade, se possível incluindo outros países e culturas para entender como eles lidaram com as mesmas questões.

O fato é que essa estrutura e modelo enraizados que se transformaram na cultura brasileira, o apocalipse é quase uma consequência natural. Eu sempre busco o caminho da inovação que começa primeiro com o despertar de que novos caminhos são possíveis. Isso porque pior que a estrutura são os defensores dela, aqueles que se beneficiam dela, sabemos que não temos nem esquerda nem direita no Brasil, sim gangues partidárias, elites e oligarquias que se apropriam sem Democracia do público para seus interesses, sabemos que nossas Universidades e Empresas públicas estão aparelhadas por grupos de poder e ideologias que não conseguem compreender o que é uma instituição com as mesmas regras para todos e que valorizem de verdade o saber que não existe para agradar grupo A ou B, e que as empresas não dependam do dinheiro publico.



Sim as mudanças que acreditamos e necessitamos emergem e se auto organizam de baixo pra cima unindo saberes, ativos, competências numa visão sistêmica e compartilhada do que é possível, dar os primeiros passos de uma nova jornada, alterando trajetórias de vidas, espaços urbanos e outros mas que começam pelos sonhos..



Sonhos hoje tão bombardeados e construídos pela mídia, religiões, políticos, consumo que as pessoas ao honrarem esses novos Deuses transforma suas vidas em pesadelos. A liberdade e o livre arbitro não podem ser enganados, somos conscientes de nossas escolhas, sabemos que existem campos políticos que defendem que as estruturas se mantenham enquanto outros lutam para incluir os que ficam de fora. A demografia brasileira e do mundo não perdoará pois mesmos as guerras e as grandes epidemias não alteram os rumos matemáticos da historia. Resumindo o sonho de ser bilionário de um continuara sendo pago pela miséria da maioria, a ditadura de um como foi de Hitler , não elimina que todos se juntem contra e vinguem seus sofrimentos, a cultura e o consumo impostos,  começam a ser negados pela maioria o que atinge o capitalismo como conhecemos.

A tecnologia, as mudanças climáticas e o deslocamento de multidões , devido a precariedade das condições sociais e econômicas que vivem,  tem sido a matéria prima para o avanço do crime organizado, o vazio existencial, as drogas, que estão transformando nossa sociedade em pesadelos para maioria, há custas do sonhos de alguns.   
       

Muitos podem viver de seus pesadelos. Nós continuamos transformando realidade em sonhos. Nó
s sonhamos com a vida, a beleza, o sorriso , o amor, Deus, ate o infinito do ser e do mundo que podemos transformar num Paraíso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário