SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

TIGRES PODEM SER PRETOS NEM TODO CISNE É BRANCO.

 


Aprenda a enxergar o novo, a mudança que está acontecendo ao seu lado e você não consegue enxergar nem participar, porque continua olhando a vida e as coisas com a lente do passado. Chega de querer classificar as coisas em categorias que não existem mais, conceitos vazios de sentidos, é hora de personalizar.


Enxergar que existem tigres e cisnes pretos; que a realidade, a diversidade e a evolução nos desafia a aprender sempre criando novos presentes e futuros.  


Tudo que conseguimos entender de forma personalizada que não se reduz a um preconceito ou categoria  pré estabelecida, é em certo sentido humanizado e tolerável . O resto são dogmas e violências que querem nos classificar ou classificar os outros.  


Entre o cotidiano e o familiar, e as rupturas politicas e históricas existe um abismo que precisamos apreender a saltar. A tragédia e o épico se alimenta de heróis enquanto o romance do cotidiano de pessoas simples personalizadas; entre os encontro do rio e do mar surge pessoas únicas em momentos históricos como tigre negros no meio da selva de listras míopes para verdades.


As grandes forças da história se tornam inevitáveis e irresistíveis inaugurando revoluções politicas de onde emergem novos personagens como tigres negros e inauguram uma revolução cultural nas formas de ser, pensar, viver e governar. No meio de inovações tecnológicas, mudanças climáticas, pandemia e brutais desigualdades e violências necessitamos enxergar os tigres negros que são poucos mas que começam a escrever a historia e a transição de nossa sociedade para outra civilização . 


Eles não são de esquerda nem de direita, não carregam em seus discursos velhos discursos enterrados há décadas pela história, são frutos de seu trabalho e suor, de novas ideias, outras formas de fazer arte e do despertar das novas tecnologias impactando as mídias e as diversas formas de liberdade de expressão boas e algumas infelizmente ruins como fake news e algoritmos. Porém as facas podem matar ou cortar alimentos para alimentar a vida. Nossos dons e talentos servem para o bem ou o mal dependendo das escolhas que fazemos para alimenta-los podem produzir boas ou más colheitas. 


Tigres negros unem o tecer com paciência o véu do compromisso com a habilidade de rasga-la com um golpe de espada. É preciso ser inteligente numa realidade complexa com profundas mudanças, existem momentos de calmaria como os romances ao mesmo tempo surge acontecimentos inesperados que nos exigem atitudes e mudar rapidamente nossas formas de pensar e agir. Nem sempre o Estado e seus dirigentes estão do lado do povo, sim eles mentem e roubam para se manter no poder. Existem militares bons e ruins assim como políticos encapuzados que atuam como o crime organizado em partidos e governos. O individuo é sua a trajetória  de vida. 


A força do Estado não consegue lidar com as milhares de formas de se construir o cotidiano e romper com podres poderes que buscam tornar as pessoas escravas. A força exterior do Estado que atua com violência e arbitrariedades não consegue calar a força interior do ser humano em se libertar, lutar e sonhar.  


Ser um tigre negro é uma exigência histórica do tempo que vivemos e de nossa alma que visa realizar todo nosso potencial e transformar nossa vida e o lugar que vivemos. Aprender a enxergar a vida e a realidade que se transforma  é nos permitir quebrar as grades que nos aprisionam e as bolhas que nos sufocam; e infelizmente nos matam mesmo em vida quando anulamos as nossas infinitas possibilidades de evolução como ser humano e sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário