SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Um jardim da sabedoria para salvar vidas e a Terra.



Os projetos de extensão de uma Universidade são como um jardim de onde brota sementes, flores e frutos de transformação do ser, saberes e sociedade formando um ecossistema de aprendizagem com o ensino e a pesquisa.  A evolução acontece aqui por simbiose do que por seleção natural como descreveu Darwin. As espécies não se separam do seu ecossistema e clima, assim como o ser humano, saberes e atores sociais não vivem isolados. Eles dialogam, trocam e compartilham suas informações tecendo suas formas no tecido social que como disse é um jardim que mistura os fios da natureza e os criados pelo ser humano.    

 

Esse jardim, esse ecossistema educacional sócio ambiental, são os territórios onde habitam as pessoas, as injustiças sociais, os sonhos, as espiritualidades, as tecnologias, os trabalhos, às políticas, as artes, os saberes que geram saúde e doenças, que destroem ou preservam a natureza, que incluem ou negam suas moradias, apoiam ou matam as famílias, enfim todas essas questões ou cromossomos se misturam no território e necessitam evoluir / inovar por simbiose, transformando e impactando  vidas e comunidades. 

 

É preciso escutar e tecer as diversas vozes que compõem um território buscando uma maestria que toque uma sinfonia comunitária do bem comum. Isso é feito com a comunidade e uma articulação sócio ambiental, pesquisas, integração entre as políticas públicas municipais, estaduais e federais com diversos setores que atuam nos territórios como Escolas, Universidades, ONGs, Empresas, Sistema S, Igrejas e outros. Isso é feito desde o início com a arte, o registro da memória, encontros, projetos, personagens da história dos territórios e outros que são criados durante essa jornada visando difundir essas mensagens no ecossistema educacional, nos territórios, redes sociais. Nessa articulação social entre os atores somando seus saberes, otimizando recursos e ampliando impactos emerge em redes novos projetos que necessitam ser geridos desde a ideia até implantação e avaliação de como está nutrindo o jardim com outros sementes, flores e frutos que geram mais árvores do conhecimento a serviço da transformação de vidas. Esses territórios, diversos setores da sociedade, coordenação dessa jornada educacional que visa a produção de saberes interdisciplinares, complexos, interculturais é realizada através de uma arquitetura inovadora de processos e TI que liga e integra de forma orgânica esse ecossistema educacional, um jardim, células de projetos e comunidades da sabedoria com transparência e gestão dos recursos que possam de forma online acompanhar vários custos e indicadores de impacto desses territórios.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário