SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Uma dose de ética, estética e justiça social por dia. Sobre 25 de fevereiros todos os dias há séculos.

Grande pátria

Desimportante

Em nenhum instante

Eu vou te trair

Não, não vou te trair!


Cazuza em homenagem a pior direita do mundo pela ignorância e brutalidades. Vocês realmente querem brigar com o povo ? 


Sobre o 25 de fevereiro, deixem de ir a atos espetáculos mudem suas atitudes e vidas. Isso muda o Brasil de verdade. As melhores armas são princípios, ideias e valores. O nazismo começa quando pessoas acham que a Ciência, o Estado, e as vidas dos pobres não vale nada. Principalmente no Brasil, nona economia e uma das mais desiguais no mundo, onde os poderes e as riquezas foram construídos pela escravidão, corrupção, violências, assassinatos e mentiras da direita. Onde elites, oligarquias e gangues partidárias com o fundo eleitoral e corrupção, fraudam a democracia nos acordos da casa grande, reproduzindo o poder e as violências de sempre. Em toda e qualquer situação.Eu quero tudo, pra cima, pra cima, pra cima. Enfrentando todos os 25 de fevereiros, todos os dias há séculos.



Ética não é se render a politicagens de direita e esquerda em nome de seu grupo politico, e sim lutar pelos que ainda não conseguem gritar, são brutalmente excluídos, conscientizando, e construindo juntos suas autonomias. O caminho é se render para os poderosos de direita ou esquerda? aceitar suas decisões quando elas destroem vidas em acordos espúrios como a nova lei do ensino médio? Não! É lutar cada dia mais e melhor coletivamente, alimentando seu ser com doses de ética, estética e justiça social. Todos nós vivemos cercados por injustiças sociais e violências nas escolas, nos trabalhos, nas igrejas, nos presídios, nas comunidades, chega a hora de fazer sua parte e enfrentá-las. Dizer basta, nunca mais, não, é afirmar um sim com outros caminhos. 



Ética é atuar com todos por políticas públicas que transformem vidas na luta pelos direitos humanos constitucionais. Todos nós podemos, todos os dias apreciar a beleza da natureza, de um filme, de um livro, do amor, de uma causa afirmando um sim que não vamos nos acostumar com as violências brutas, ignorantes e feias que querem nos dizer que é normal. Uma dose de ética, estética e justiça social por dia, cuidar melhor de nossa saúde, incluindo mental, do que o conformismo e submissão aos capitães do mato. 



Isso é tudo que não se quer no Brasil que as pessoas digam a verdade, a ciência, atuem com honestidade e coragem juntos em nome do coletivo, e não apenas individual. As regras que mandam no Brasil é promover capitães do mato e fazer espetáculos, tipo 25 de fevereiro, para esconder as mentiras, as mortes, e a corrupção. Questionar a democracia, o Estado, a lei, a ciência, se possível queimar livros da esquerda, perseguir e matar líderes sociais, indígenas e comunitários que lutam pelos seus direitos constitucionais. Mas além de enfrentar esses capitães do MITO é preciso enfrentar outros capitães do MATO que atuam no Governo eleito pelo povo, e se rendem para Lemann, buscando manter na marra por algum manobra do Ministro Coronel Santana a nova lei do ensino médio, financiam presídios privados, se calam e não enfrentam o centrão nas ruas com mais democracia e formação política nos partidos e movimentos sociais que lutam contra as brutalidades e violências todos os dias, dizendo sim as suas vidas com doses de ética, estética e justiça social. Enfrentando todos os dias 25 de fevereiros há mais de 5 séculos.      



Não me convidaram

Pra esta festa pobre

Que os homens armaram

Pra me convencer

A pagar sem ver

Toda essa droga

Que já vem malhada

Antes de eu nascer

 

Não me ofereceram

Nem um cigarro

Fiquei na porta

Estacionando os carros

Não me elegeram

Chefe de nada

O meu cartão de crédito

É uma navalha

 

Brasil

Mostra tua cara

Quero ver quem paga

Pra gente ficar assim

Brasil

Qual é o teu negócio

O nome do teu sócio

Confia em mim



Cortaram meus braços

Cortaram minhas mãos

Cortaram minhas pernas

Num dia de verão

Num dia de verão

Num dia de verão

Podia ser meu pai

Podia ser meu irmão

Não se esqueça

Temos sorte

E agora é aqui

 

Quando querem transformar

Dignidade em doença

Quando querem transformar

Inteligência em traição

Quando querem transformar

Estupidez em recompensa

Quando querem transformar

Esperança em maldição

É o bem contra o mal

E você de que lado está?

Estou do lado do bem

E você de que lado está?

Estou do lado do bem

Com a luz e com os anjos


Mataram um menino

Tinha arma de verdade

Tinha arma nenhuma

Tinha arma de brinquedo

Eu tenho autorama

Eu tenho Hanna-Barbera

Eu tenho pera, uva e maçã

Eu tenho Guanabara

E modelos Revell

O Brasil é o país do futuro

O Brasil é o país do futuro

O Brasil é o país do futuro

O Brasil é o país

Em toda e qualquer situação

Eu quero tudo

Pra cima

Pra cima

Pra cima

Nenhum comentário:

Postar um comentário