Habitante Terra da Sabedoria
SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.
quinta-feira, 6 de novembro de 2025
Wagner Moura: Não dá pra explicar Lei Rouanet para quem não assimilou a Lei Áurea
O ator e diretor Wagner Moura repeliu os ataques da extrema-direita brasileira ao cinema nacional e às políticas de incentivo à cultura, como a Lei Rouanet. Em entrevista à @cartacapital , durante a exibição do filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo .
Segundo Moura, a campanha contra o setor audiovisual é marcada por ignorância e má-fé. “Esse ataque que a direita faz é muito cansativo, é muito primário. Não é importante que um filme brasileiro viaje?”, questionou. “O filme brasileiro gera emprego, renda e movimenta toda uma indústria. Ninguém vem falar de incentivo fiscal para o agronegócio. Ninguém reclama de incentivo fiscal para a indústria automobilística. E, proporcionalmente, elas geram menos empregos que a indústria do cinema. Essas coisas que me chateiam”, afirmou .
O ator também ironizou a falta de compreensão sobre as leis de incentivo. “Tem muita gente que fala essas coisas – ‘Lei Rouanet… não sei o que lá’ – porque não entende, porque é ignorante. Um amigo me disse certa vez: ‘eu não posso explicar a Lei Rouanet para quem não assimilou a Lei Áurea ainda’. Então essa ignorância eu até entendo, mas tem gente que faz por má-fé”, destacou. Para ele, há setores que “sabem exatamente como funciona [a Rouanet], sabem o tanto de emprego e renda que [os incentivos] geram e, mesmo assim, escolhem mentir de forma desonesta” .
Ative para ver a imagem maior.
Ative para ver a imagem mai
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário