SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Eu gostaria de ter cabelos longos como o Che

Eu gostaria de ter cabelos longos como o Che , mas fisicamente não é possível, seria como assumir uma identidade em um mundo em rápida transformação.

Esta identidade são valores e idéias não um lugar permanente de trabalho, uma casa , uma religião , um partido político, uma nova tecnologia ou mesmo uma universidade ou escola , ou um grupo de amigos para viver de nostalgia...Eu acho cada um destes itens formidáveis eles preenchem dimensões humanas imprescindíveis porem é que de alguma forma a nossa sociedade consegue transformá-los em catalogo ; como figurinhas até preencher o álbum , ou mercadorias como diriam os marxistas, mas eles também viraram figuras , parte do espetáculo e quem diria até Débord.

Entre a identidade e a mudanças , entre o que permanece e o que chega de novo existe algo que os conecta e vão formando um desenho em nosso alma muito vezes expressos pelo corpo .
Sabe aquele amor que nunca esquecemos que nos preencheu profundamente , ou aquele saber com sabor que descobrimos num livro ou numa palestra , que nos fizeram dar um passo a mais no labirinto da vida em busca do tesouro da felicidade ; que pode acontecer mesmo em situações tristes e difíceis.

Porem unir valores e idéias, acontecimentos que façam sentido em nossa vida é uma jornada que nos obriga ir além dos nossos limites mesmo físicos . Uma aventura mais emocionante que subir no Everest ou mesmo mergulhar no oceano. Afinal dentro de cada um de nós , existe milhares de lugares desconhecidos que também nos dá medo em avançar em suas profundezas.
Muitos se perdem porque entregam a bússola ou o desenho do mapa da sua vida para outras pessoas ou instituições numa velocidade que vão perdendo a noção do seu eu e principalmente de seus sonhos , o leme da jornada. Transformam-se em Franksteins rendidos ao mundo e o pior , os que mais se entregam não são os pobres, esses precisam destes sonhos para suportar a dor e sobreviver nas dificuldades.

Existe grandes diferenças dentro do próprio Frankstein que foi produto de seu criadores , várias partes costuradas na marra , talvez um olho de um com a boca do outro e por aí vai sem limites , sem noção do destino , apenas dispostos ao que mesmo ?
Porque não dizer: Conhecimento vazios , decorados , dos últimos livros de ajuda somado ao que um amigo disse , com a ultima novidade da TV e uma promessa da medicina de alterar o corpo e salvar a alma , implantada com a velocidade da moda para ser vivenciada pela influência do lugar onde trabalha em resposta a salvação que sua igreja propõe.

Graças a Deus existem outros caminhos e não se render aos monstros.
Lembra da aventura que falei de superação de nossos limites , da descoberta e conhecimento do eu. Entre tantas coisas que não se encaixam e insistem que adotemos como normal , chegou a hora de descosturar de nosso ser estas partes , antagônicas e contraditórias .

A rebeldia vai nos ajudar através da critica saudável de que discordamos de milhares de coisas neste mundo e em nossa vida e que necessitamos criar outras alternativas, boas novas , para gerar um equilíbrio e orquestrar quem eu sou com o mundo que convivo ao meu redor.
A busca de uma unidade de meu ser entre várias dimensões da vida , entre o trabalho, a escola, a igreja , a política, as diversões , a família, a comunidade onde vivo, a cidade e o planeta que habito.
Não devemos nos acostumar a estudar o meio ambiente e destruir o planeta com nosso hábitos, de usar o lucro da empresa para financiar a corrupção da política, de orar na igreja e no mesmo dia maltratar as pessoas que pedi perdão a Deus, de amar e trair, de dizer que isto é normal , que é humano, que o irracional impera , de que tudo é relativo inclusive Hitler e que a pobreza nunca acabara e a violência faz parte dos muros e grades que construí em minha felicidade, até levar um tiro!

Eu vou construindo com grandes perdas e sofrimentos a busca de outro caminho mais duro porem mais real ; e o alicerce que vai ficando se mostra cada vez mais sustentável para as surpresas e as intempéries da vida .

Sim! Existem vários questionamentos entre a bela estética da viagem de moto pela America Latina, a matemática do poder e a politica de assassinatos de Che. Alguns preferem repetir palavras ou olhar para algumas atitudes e esquecer as outras, como se a História pagasse o preço por nossas escolhas. Che eu acho legal seus cabelos grandes mas sua jornada gerou Ditaduras. Alguns e eu preferimos escolher  como simbolo, um membro da família que admiramos tanto por ele ter sido ele. Independente das adversidades , das circunstâncias , do que tentaram fazer com ele ou transformá-lo num produto de alguém , dos desafios , sem isolamento místico , sem se declarar o melhor de todos , ele viveu a vida com toda intensidade , alma , paixão, que ela nos pede para dar forma a arte de nossa vida com suas razões precisas , valores e idéias que sempre apontaram as direções de nossos sonhos.

Viver momentos alegres, mágicos , de realizações , as primeiras pequenas vitórias é o desafio da vida e por incrível que pareça eles não são muitos e todos nós sabemos ou sentimos quais são eles. Amar alguém de verdade, ter um filho, ajudar a mudar o mundo, se realizar profissionalmente , apreender conhecimentos que contribuam com nossa evolução e com os desafios da vida , ter alegrias cotidianas e prazeres que não acabem no vazio , e claro ganhar algum dinheiro. É verdade que temos necessidade de apreender , de amar , de fé , de compartilhar os desafios da vida com outros, de ter bens materiais que nos dê tranqüilidade para viver , ma isso é bem diferente da universidade , da empresa que trabalho, da igreja que freqüento , dos amigos que temos ...pois eles são lugares permanentes que freqüento mas falo sobre o caminho , o que me move , e que desde o inicio da humanidade moveu o ser humano que os fez criar estes lugares como alternativas de institucionalizar partes do labirinto da vida; mas neste momento histórico de amplas e profundas transformações nos desafiam a continuar o caminho por outros horizontes e perspectivas de idéias e valores que animam nosso destino inclusive com números e tempos definidos , os projetos de vida.

Mas como posso pensar ? ou se ainda consigo pensar ou apenas repetir o que me dizem ? como um Frankestein , me assusto comigo mesmo, fico com medo de mim e acho que não posso isto ou aquilo , ou que não sou ou serei , e portanto fujo da minha identidade e me rendo as mudanças que impõe a mim como sobrevivência ou ausência de vida.

Como é possível caminharmos se poucos conhecemos de nosso eu e do mundo em que vivemos ? Como é possível me libertar das amarras que não enxergo e que me fazem gostar delas como parte de meu destino.

Esses são os dois conhecimentos mais importantes que devemos buscar : Quem sou eu ? e o mundo em que vivo ? para assim poder caminhar transformando o mundo em que vivemos a partir do projeto de vida , do eu que estamos construindo , das dimensões e potências que gostariamos de realizar ...

Empreendendo nossos sonhos numa Terra da Sabedoria !

Este é o lema do universo ou nação que existe dentro de mim e que por ele me conecto ao mundo , as pessoas , a novos desafios. Ele pode ser contado através de várias histórias, ou transformado num filme, mas mesmo viver esta jornada exige por meus valores ou pela estética dos sentimentos que quero transmitir ao conversar e ouvir outras pessoas ; outros desafios. Quando realizo projetos com outras pessoas , ao dançarmos , cantarmos , e vivermos momentos alegres, mágicos , de realizações , pequenas vitórias ; estaremos juntos descobrindo e despertando nosso eu , revelando e conhecendo o mundo em que vivemos e transformando nossas vidas. Individualmente e coletivamente , somando saberes e setores diferentes da sociedade, inovando por outros caminhos para além destes que recebemos de um mundo que necessita se recriar para evoluir .

Assim seremos Independentes e Interdependentes pois esta rede quando tecida com carinho e com intensidade de fato tem Impacto sobre o mundo e sobre nós e se torna sustentável porque forma um alicerce duradouro que marca com prazer e significado eternos nossa busca neste mundo e em Deus.

Egidio

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog, um novo grão de sabedoria plantado na terra da blogosfera.

    Abraços!

    www.gritopacifico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog! As analogias, os contrastes,as figuras de linguagem estimulam a reflexão, a escolha, a atitude. Conduz á motivação, o que já constitui um novo grão de sabedoria, num mundo tão adverso, com as potencialidades semelhantes, seja a um grão de mostarda, seja a uma semente de sequoia.
    Parabéns!

    ResponderExcluir