SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Aprendizado social e maturidade política em tempos atuais.


Na vida alguns decoram palavras repetidas a serviço do rei sem nunca questioná-las, sem aprendizado, muitas vezes sem princípios, e sem a luta verdadeira em nome dos pobres e não dos partidos e burocracias. O conhecimento te leva a tomar posições e fazer escolhas nem sempre é o caminho mais fácil. Os resistentes como eu que partem da verdadeira luta pela sobrevivência  afinal não somos filhos de feudos ou do Rei. Estes herdaram poder econômico e político por isso o caminho é apenas proteger seus interesses para negociá-los no mercado em momentos oportunos, as vésperas de eleições, quando o passe rende dividendos.

No nosso caso a caminhada não é linear mas é cheia de pausas e descontinuidades para avaliar o que de fato esta acontecendo ou melhor sendo tecido pelo povo e em especial a juventude em nosso país e no mundo.

Vamos apreendendo que o saber e a luta política são mais poderosos que a força do exercito, das armas ou dos partidos. Neste sentido o desenvolvimento da consciência critica e política em nosso país é urgente. Enquanto isso a imaturidade política e social nos torna incapazes de conviver ou mesmo de viver com quem pensa e tem posições diferentes da nossa. 

Cada vez mais uma geração de jovens com conhecimento e ousadia, inspira novas lideranças, a construir outros caminhos em busca de causas, valores, lutar pelos seus sonhos para além e independente das burocracias partidárias. Em busca de políticas publicas aonde possam emergir e potencializar suas singularidades, talentos, desafios pessoais e coletivos.

Sim precisamos ser criativos, inclusive na política, para pensá-la e fazê-la de maneiras diferentes e não como Maquiavel há centenas de anos cercado de feudos. Nós precisamos de líderes com inteligência viva, capazes de enxergar o todo para além dos seus pobres interesses, lendo o presente, o hoje, não o socialismo ou o capitalismo de ontem, precisamos de atitudes indo além das teses. Os impasses sociais, econômicos e ambientais exige líderes criativos e ousados capazes de lidar com grandes problemas e solucioná-los. Enquanto a internet liga todos a todos, os partidos dividem o indivisível, ou seja a coalizão necessária para aprofundar a democracia e afastar os neo liberais que provocam há tempos a destruição do planeta e de milhões de pessoas na miséria. Mesmo eles e cada um de nós, diante de todas estas crises,  somos iguais.  

Aqueles que pensam que são reis, em situações graves como essa, desaparecem com seus poderes feito poeira no ar porque perdem o anjo da história. O momento onde tudo pode mudar, onde as relações e as redes geram cada vez mais múltiplas e moveis conexões, entre novos atores sociais que pouco estão interessados nos acordos entre as Casas grandes. Nesta nova sociedade tem poder quem agrega pessoas e faz isto quem tem algo a dizer, quem tem algum tipo de conteúdo e quem compartilha desafios coletivos. 

Novas perspectivas estão emergindo para superar as crises. Elas necessitam da complementaridade dos opostos e do campo de forças que dão origem as crises. Nós precisamos lidar com estas multiplicidades de ideias visando desenvolver novas questões que ampliem os horizontes com infinitas possibilidades politicas no mundo de hoje. Afinal todas coisas se relacionam, não há nada realmente isolado, tudo pode produzir desdobramentos incalculáveis. Este aprendizado social e maturidade política é o que precisamos cada dia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário