SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 9 de novembro de 2013

Os ignorantes e os metodos de ensino das Escolas e Universidades.



Afinal o destino de nossas crianças e jovens é melhorar suas notas ou é apreender quem somos nós seres humanos e a nossa capacidade de aprender sobre o mundo em que vivemos ? 

Será que é compreender tudo que nos toca e conecta neste mundo ou reduzir a distância dos “ignorantes” e os mestres? Em pílulas dosadas em disciplinas durante anos sempre aguardando algo que nos falta hoje mas vira na próxima etapa ? Por mestres que explicam as lições em escolas organizadas como fabricas e gente como produto. Será que nosso destino é repetir palavras como papagaios ou pensar com autonomia sobre nossos atos, escolhas e desafios que nos exigem apreender e pensar de forma critica e criativa em circunstâncias cada vez mais vezes adversas em nossa sociedade com profundo impacto sobre as vidas destes alunos e mestres ensinados ? 

Respeitar as capacidades e as inteligências das pessoas é o primeiro grande passo para mudar as escolas e isto é diferente de ensina-las a cumprir ordens, a exigir boas notas e saber quem manda. O mundo não precisa de mais operários mais de gente que empreenda seus negócios e sua vida e mude as fabricas, a política, as escolas, a sociedade e outros. Não precisamos de mais do mesmo porque já temos o suficiente de pessoas iguais em suas atitudes de consumo, submissão política, cultura de plástico, espiritualidade do dizimo, e talentos castrados por empresas que lhe roubam ate a alma.  O que nós precisamos é de ética, ousadia, estética, criatividade, e criticas profundas as nossas formas de ser e viver em sociedade. Necessitamos de inteligências emancipadas vivendo seus poderes.

Não se vai civilizar os “selvagens “da violência com a violência das escolas com a valorização dos melhores da turma e processos de vestibulares que negam as capacidades das pessoas. Isto não é Educar! Educar é promover a emancipação intelectual de cada ser humano e devolver a igualdade que a ordem social lhe nega por os assim chamados  melhores da turma que na verdade são os herdeiros econômicos e políticos de suas classes, famílias ou nobres amigos e respectivo acesso a oportunidades exclusivas.

Apreender é saber verificar os fatos e discursos que nos rodeiam  para assim construir nossas vidas , sociedades e inteligência de forma orgânica como uma célula que evolui a partir de si e de suas capacidades e liberdades para compreender , dialogar e trocar energia com aquilo que buscamos e necessitamos para viver.

O que se vê cada vez mais é a ineficácia e declínio do sistema explicativo e seus mestres . Os melhores alunos tentam ser a prova da incapacidade da maioria quando na verdade é o explicador que tem necessidade dos incapazes para justificar a sua falsa superioridade. Todos nós temos o poder de compreender por si só desde que se encontrem espaços e oportunidades para viver nosso potencial . A maioria dos alunos foram ensinados que para compreender é preciso que lhes expliquem e que eles não tem capacidade de apreender por eles mesmos. O sonho do mestre é que lógico os melhores alunos aprendam as explicações do mestre ate que um dia eles se tornem explicadores para outros ignorantes.

A capacidade de dizer o que se pensa mesmo sobre as palavras de outros é o grande desafio das escolas em não formar papagaios e deformar pessoas. Uma pergunta é feita a uma pessoa e ele não deve responder na condição de aluno ou sábio mas na condição de ser humano sob o signo da igualdade. 

Cada vez mais respostas e capacidades inéditas surgem em circunstâncias em que a urgência obriga a queimar as etapas da progressão explicativa. Onde a vontade é servida pela inteligência. Pode-se apreender sozinho e sem mestre explicador , quando se quer, pela tensão do desejo ou pelos desafios da situação. Temos que unir nossa vontade e inteligência, e não subordinar nossa inteligência e vontade a do outro. Não se deve comparar apenas métodos de ensino mas decidir os usos da inteligência. A via rápida ou a que promove o melhor aluno em detrimento do pior não são as melhores pedagogias e sim a via da Liberdade e a confiança na capacidade intelectual de cada ser. 

Devemos emancipar o aluno para que ele se acostume a usar sua própria inteligência. Por isso que para que escolas e os mestres possam emancipar ” ignorantes” elas tem que primeiro se emancipar e não ser elas mais um a seguir, castrar e explicar os mesmos caminhos. Necessitam ter consciência do verdadeiro poder do espírito humano.  Acho que o mundo esta uma droga porque as escolas e Universidades estão uma droga. Os próprios excluídos do mundo da inteligência afirmam eles próprios sua exclusão, enfim a emancipação deve começar nas escolas.

Todos os grandes homens tiveram a capacidade de se formarem e todos nós fazemos isso milhares de vezes em nossa vida, apreendemos muitas coisas sem explicações ou mestres. Devemos levar isso para Escolas e Universidades e não abandonar nossa capacidade em troca de explicações e notas. 

A mesma inteligência esta em ação em todos os atos do espírito humano. Infelizmente o circulo social, a ordem das coisas, proíbe que sejamos reconhecidos pelos que somos: o verdadeiro método pelo qual cada um apreende e pelo qual descobre a medida de sua capacidade. É preciso ousar reconhece-lo e prosseguir a verificação aberta de seu poder. Sem o que a impotência de cada um manterá a ordem das coisas para uma minoria. 

Buscamos que todo homem possa reconhecer sua dignidade de homem, medir a dimensão de sua capacidade intelectual e decidir quanto a seu uso. Quem ensina sem emancipar embrutece, e quem emancipa o próprio ser humano busca apreender. Assim eles podem tudo que um homem pode. De um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria.   

E afinal quem são mesmo os Ignorantes das Escolas e Universidades ?  E quais são as melhores explicações para negar a emancipações das pessoas ? A inteligência é uma conquista e nunca será dada. 

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário