SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Talvez cantar o Hino nacional não seja um espetáculo.




Talvez eu não deveria ter seguido a politica como carreira quando o que buscava não eram cargos mas a oportunidade de transformar algumas ideias em politicas publicas. Acho que as pessoas que assim como eu que vem da sociedade civil ou movimentos estudantis e sociais não compreendem a logica partidária ou do poder aonde não importa as ideias, os resultados, e mesmo os apoios que se consegue na sociedade porque a primeira pergunta " Isso vai fortalecer quem ou se subordinar a que estrutura ?" e não qual impacto que isto pode ter na vida das pessoas que precisam. Talvez ainda não compreendo que o dinheiro publico no Brasil tem dono e tudo se justifica por que se foi eleito. Quando se empreende de baixo pra cima a esperança é criar o melhor projeto, convencer o maior numero de pessoas, mobilizar recursos e fazer acontecer. Fui apreendendo a focar as minhas competências nesta áreas ate que os jogos políticos vão te sugando para sobreviver, vão esvaziando os sonhos, e você gasta energia num mundo de plastico, burocracias, egos, que ironicamente se chama de publico.

Talvez eu deveria transformar esta poesia em luta ainda um pouco mais a historia ainda não deu seu veredicto. As vezes não se escolhe o caminho e sim aquele que a sociedade em que vive permite e apesar das indiferenças se soma com atitudes e ideias que desmascaram o vazio dos poderes. Não culpo apenas os políticos ou deixo de me culpar pelas minhas insolências , guerras , e textos como este porem quando vejo crianças e jovens armados ou se prostituindo convivendo com políticos corruptos que falam de amor ao povo e vidas tenho que de fato para não enlouquecer falar esta é a cura dos delírios que se propagam a velocidade da luz sem reflexão.

Talvez eu não queria ser um produto a ser escolhido ou votado afinal um ser não se reduz a uma performance mesmo que o teatro exija quando subir no circo da politica porque mesmo o palco ou um filme precisa de um roteiro a ser representado mas hoje na politica os interesses determinam os roteiros e cada personagem tem o seu e sua performance de poder. Vejo uma melancolia nos olhos quando os pobres vem os dentes dos que sorriem para morder e mastigarem as esperanças degustando o vazio ao custo de suas almas.

Talvez eu queira transformar esta poesia em politica como muitos fizeram em livros, filmes e artigos ou necessite empreender como fiz muitas vezes mostrando que é possível quando o coração quer. Entre estes caminhos sobra ousadia de não se render as autoridades, loucas que seus pesadelos não se realizem nas eleições, porque quando não ha sonhos quando se perde o poder perde-se tudo. Assim um jogo para alguns pode ameaçar mais do que a realidade e ate o seu amor pelo no caso futebol. Talvez o poder seja complexo ele faz enxergar tudo menos o obvio que as vidas não são jogos e independente de quem ganha ou perde eleição, jogo de futebol, as vidas continuam e o que chamamos de politicas ou políticos são meios e não fins em si mesmos.Talvez a areia do castelo que nos ilude tenha sentimento e isto faz toda diferença na vida para continuar a lutar. Como disse eu posso ter escolhido as pessoas e os caminhos errados mas os sonhos não e a gente apreende na jornada. 


Na politica os preços são determinados e cobrados pelos que não tem o direito de cobra-los e quando não existe argumentos sobra forca. E pela forca buscam manter seu poder enquanto as estrategias silenciosas do império da consciência fazem seu julgamento cada um ao seu modo. Talvez o que você esteja buscando nos galhos só se encontra nas raízes. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário