SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

AS MELHORES ALEGRIAS DA VIDA!

Eu já escrevi três artigos bem tristes um que brigava com Deus “Pai eu quero apreender a rezar “ http://www.habitanteterradasabedoria.blogspot.com.br/2014/04/pai-eu-quero-apreender-rezar.html   Até eu descobrir que Israel significa o povo que luta com Deus.

O segundo foi uma carta de despedida dos sonhos:  http://www.habitanteterradasabedoria.blogspot.com.br/2014/03/carta-de-despedida-o-sonho-acabou.html  até descobrir que sonho nunca disse Adeus a Deus.  O Terceiro foi no dia 29. 04. 2012 as 2 horas da manhã quando CHEGOU A HORA DE PARAR! Entre o invisível e o visível destas palavras.  http://www.habitanteterradasabedoria.blogspot.com.br/2012/04/chegou-hora-de-parar-entre-o-invisivel.html  Hoje descobri quais são as maiores alegrias da vida que se eternizam.


Estes textos se unem pela linha da vida, juntos formam um mapa da existência, como registro de uma jornada por uma terra desconhecida. Nela eu vivo várias aventuras e minhas alegrias foi não tê-las desfrutadas mais do que meus sonhos permitissem. Quando em algum momento estas oportunidades negavam o sonho eu ia a luta e perdi quase todas elas.


Eu fui executivo de empresas que queriam apenas o lucro e nada mais. Fui membro da executiva de Partidos que estavam no poder a nível nacional e estadual, mas nenhum deles tinha o mínimo de ideal para construir um projeto de sociedade, a melhoria e a transformação das políticas públicas, e sim meros projetos de poder pessoal e grana. E fui expulso deles por denunciar corrupção. Atuei em Governos antecipando demandas da sociedade, criando projetos para superar desafios antes que eles se tornassem mais graves, enfrentando aparelhamento do Estado por pessoas que negociam vaidades e poderes entre si. Fui acadêmico de Universidades em cursos distintos que distribuem diplomas, sem se preocupar com o saber e a Educação capaz de transformar realidades e vidas de forma crítica e criativa.

Enfim eu perdi todas estas batalhas! Essas são as minhas melhores alegrias na vida.

É difícil explicar para muita gente em nosso país que chamam estas tristes realidades de algo normal. Muitas pessoas me perguntam porque eu não me corrompi? Eu poderia ter ficado rico e fiquei foi mais pobre do que era. Eu poderia ter tido mais diplomas e não tive. Ocupado vários cargos e não ocupei. Mas para todos eu queria dizer apenas uma coisa: VENCI.


Quando olho para nosso país com a corrupção absurda de nossos políticos. Empresários que transformam pessoas em escravos para enriquecer, assim como todas as violências e crimes que nos cercam. Vejo Universidades que seus saberes não transformam nada e emitem diplomas como bolachas para pessoas que castram suas vidas. Juíz andando no carro importado de empresário que fraudou nosso sistema financeiro. Garotos comandando chacinas. Muita gente de vários setores envolvidos em todo tipo de esquema.

Agora quero deixar algo muito claro! Eu e a maioria de nossa população não somos responsáveis por estas tragédias mas os senhores que se beneficiaram delas, incluindo a omissão e o silencio de muitos, isto fala muito mais sobre suas ações, responsabilidades e consequências mais do que suas consciências.  


Busco vozes, corações puros, e capacidades críticas e criativas para transformar tudo isto! Olho no espelho e digo que agora que comecei a lutar. Sinto estas resiliências e resistências meio loucas se alimentar por sonhos, cada um para colocar alma nestes lugares por onde passamos e buscar novas formas de viver por onde nunca estivemos.

E caminhar, criar, ser, e se alimentar de éticas, estéticas e lutas foi o que me salvou. Minhas melhores alegrias na vida. Eu não me rendi nem me renderam a este mundo. Sim há caminhos e coragem para destruir modelos corrompidos. Vi que não há consenso mas existe vontade das pessoas para criar novos caminhos e formas de ser e viver em sociedade. NÓS VENCEMOS.

Estamos construindo fios separados desta mudança que acreditamos, mas quando os conectamos numa só rede temos aprendizados e alegrias que podem ser compartilhadas de um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria.     
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário