SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

HERDEIROS DAS DESIGUALDADES!


Desigualdades de Educação, Saúde, Renda, Oportunidades de trabalho, e quem diria mobilidade, um lugar para morar e muito vezes o que comer cercado por violências, crimes e ausência de lazer. Herdamos estas desigualdades enquanto outros herdam o Estado Brasileiro.

Muitos vendem seu voto muitas vezes para comprar comida ou por um momento suprir algumas destas desigualdades é são recriminados por isso. Enquanto outros compram estes votos com o que roubaram do Estado. Eles corrompem o Estado herdando cargos, contratos e obras com a qual formam uma poupança política para fortalecer suas futuras eleições. Portanto os cargos e o dinheiro público é uma forma de perpetua-los no poder. Principalmente quando amigos, gangues partidárias e famílias trocam favores entre si formando entre si uma Máfia com dinheiro público.  


É bastante diferente manter esquemas e projetos de poder em benefício de poucos do que transformar vidas e as condições que geram desigualdades. Outras formas de Governar e de aprofundar a Democracia são necessários para libertar o Estado. Hoje o dinheiro público vira negócios e votos o que deveria ser Direitos.

Enquanto uns herdam as desigualdades outros o Estado em forma de votos e negócios perpetuando as condições das desigualdades na ausência de políticas públicas e na falta de democracia de verdade.

O Desenho e o desenvolvimento das políticas públicas, as prioridades no orçamento, as diversas formas de executa-las e os orçamentos não visam as comunidades pobres e sim projetos de poder particulares ou negócios de poucos em detrimento de milhares de vidas.


E o que podemos fazer em relação a isto? Não apenas denunciar corrupção mas mostrar os caminhos da corrupção nas políticas públicas e os efeitos sobre a vida de milhões de pessoas.

Umas das formas é selecionar várias políticas públicas e dividi-las entre diversas organizações para compreender como foram desenvolvidas, seus orçamentos, equipes, relações, cidades onde são implantadas, os contextos onde são aplicadas, impactos, além é claro dos cargos, contratos, fornecedores, obras e outros.

Desta forma podemos ter uma Teia dos Herdeiros do Estado e como estes caminhos se entrelaçam em alguns nos de votos, dinheiro, donos de cargos, contratos, e obras que fortalecem as prioridades e os projetos de poder de grupos há décadas que se perpetuam no poder frutos e herdeiros das desigualdades. 

Esta é a jornada que estamos compartilhando em rede visando difundir os resultados e descentralizando tarefas de forma que possamos orquestrar com alvos e objetivos claros a superação das desigualdades com outras formas de Governar e aprofundar a Democracia.


"Mas que pampa é essa que eu recebo agora Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a estória Não me deixaram nem sequer matizes?
Passam as mãos da minha geração Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão Onde a ganância anda de rédeas soltas
Se for preciso, eu volto a ser caudilho Por essa pampa que ficou pra trás
Herdei um campo onde o patrão é rei Tendo poderes sobre o pão e as águas
Onde esquecidos vive o peão sem leis De pés descalços cabresteando mágoas
O que hoje herdo da minha grei chirua É um desafio que a minha idade afronta
Pois me deixaram com a guaiaca nua Pra pagar uma porção de contas
Se for preciso, eu volto a ser caudilho Por essa pampa que ficou pra trás

Porque eu não quero deixar pro meu filho A pampa pobre que herdei de meu pai"

Herdeiro da Pampa Pobre
Engenheiros do Hawaii 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário