SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

PARTICIPE REDE DE ESTUDOS E ATITUDES CONTRA A CORRUPÇÃO – LEGADO DE CONFIANÇA


Descobri que o antônimo de corrupção é pureza, inocência, simplicidade, singeleza, ingenuidade, credulidade. Gostaria de escrever sobre isto porem muito melhor tenho conversado com Universidades, ONGs Internacionais, Religiões, Empresários, Comunidades e Políticos sobre o desenvolvimento de uma Rede de Estudos e Atitudes contra a Corrupção que denominamos LEGADO DE CONFIANÇA. 

Acredito que um dos maiores problemas gerados pela Corrupção muito além dos prejuízos financeiros são as incalculáveis consequências como a miséria e morte de milhares de vidas mas a principal é a perda de confiança entre a nação e o seu povo com o legado negativo para esta e as próximas gerações que se perpetua na História.

Como diria Emile Zola “Eu acuso“ uma Nação Corrupta diante da inocência de um homem. Porém também podemos provar a culpa de homens diante de um povo inocente.
É muito bom algumas autoridades dizerem que não enxergam as consequências das corrupções ou alegar que são causas históricas, mas mesmo sendo, não lhes tira a responsabilidade. E não se trata somente da Presidente do Brasil, Governadores, Deputados...

A “Lógica Sarney” que também acontece em outros estados além do Maranhão como Ceara ou no Governo Federal, caso Petrobras, significa o Roubo ao Estado em Gangues. Esta Corrupção além do dinheiro visa um projeto de poder aonde pessoas se protegem como numa Máfia e trocam entre si poderes de fiscalização entre sócios, silêncio da Justiça, cargos, votos, contratos e obras públicas incluindo a participação de vários poderes e instituições. Portanto não será o Estado que resolvera a Corrupção no Brasil.

Um dos nossos objetivos é com Estudos ampliar a compreensão e a visão sistêmica sobre as causas e as consequências da Corrupção em nossa sociedade. Nesta jornada a estratégia é tomar atitudes em rede contra a corrupção, através de células envolvendo todos os setores, agindo de forma colaborativa e compartilhando desafios estratégicos visando construir um Legado de Confiança. O principal deles é desenvolver um protocolo de Direitos Humanos em parceria com outras Nações, Universidades e a ONU que inclua a Corrupção nos tratados internacionais como crime contra a Humanidade.


Afinal a corrupção gera mortes nos hospitais, falta de saneamento, deficit de moradias, transportes públicos em condições absurdas, violências, crimes, abandono de crianças e jovens, ausência de Direitos, e outros incluindo a ignorância e falta de consciência critica em um ensino de péssima qualidade; em todos estes casos por inversão de prioridades nos investimentos e nas rubricas que constituem os orçamentos e as políticas públicas com baixos impactos e geradoras de graves desigualdades mas de bons negócios.

O LEGADO DE CONFIANÇA só pode nascer se conhecermos os custos, ausência de impactos e as formas como são desenvolvidas as políticas públicas em gabinetes. As diversas formas que os Partidos ocupam o Poder Público, as relações entre os setores, os mecanismos de atuação de grupos dentro de Estado e outros. Porem isto tem que ser tarefa a ser realizada ao mesmo tempo com a cooperação entre as Universidades, Imprensa, Judiciário, Comunidades, Cooperação Internacional e outros. Temos que também apontar caminhos de como podemos bloquear corrupções, agilizar investigações e processos em curso, e apresentar a sociedade uma rede de alternativas e soluções onde os recursos públicos serão melhor aplicados de forma integrada com maior impacto e qualidade através de cases e experiências que já deram certo.

Estamos cansados de discursos para o povo que se falam em público mas que não se sustentam nas práticas e relações dos esquemas privados com dinheiro público talvez por que insistimos na credulidade e ingenuidade dos que morrem por causa da corrupção. Estamos cansados de discursos ditos humanos, revolucionários, conservadores, de direitas ou esquerdas mas que as práticas são as mesmas quando estão no poder. Dizemos que as maiorias mandam enquanto pequenos grupos detém o poder e roubam.


Porém graças aos extremistas, idealistas, ingênuos, e inocentes que são de grande valor e importância que ainda lutamos diante de pragmáticos que dizem conhecer como funciona o Estado e a política. Eles esquecem de dizer que os desgastes de seus poderes e consequências pode não ser imediato como Sarney mas destroem os que dizem que nada acontece. Eles mesmo se matam entre si até se destruírem.

Enquanto isso as consequências da corrupção só aumentam em várias dimensões. Hoje tem mais escravos no Brasil do que no período da escravidão, e eles valem menos, segundo especialistas calculam em torno de 29 reais por pessoa. Da mesma forma, sobre a ilusão da democracia diante dos poderes da corrupção, hoje temos mais “ditadores” com mandatos que na época da Ditadura, ao invés de armas usam a força do dinheiro roubado.

E porque tudo isto se mantem e se perpetua em nossa história desde a colonização? Segundo Sergio Buarque de Holanda somos homens cordiais. “Cordial, como definiu, ao contrário do que muitas pessoas pensam, vem da palavra latina cor, cordis, que significa coração. Portanto, o homem cordial não é uma pessoa gentil, mas aquele que age movido pela emoção no lugar da razão, não vê distinção entre o privado e o público, ele detesta formalidades, põe de lado a ética e a civilidade.”

Nossas elites políticas que se transformaram pela corrupção em elites econômicas governaram por 300 anos sem povo. Elas ganharam as capitanias hereditárias e embaixo deles só existia nativos e escravos. Portanto eram reis sem povo. Eram donos de tudo e de todos. E muito elites ainda hoje não enxergam o povo nem seus Direitos. Estas Capitanias hereditárias viraram Império, Casas Grandes, Republicas por pouco tempo, Ditaduras, Famílias no poder, Partidos, Esquemas e outras formas de Corrupção por grupos.

Alguns dizem que ainda não deu tempo de apreender o que é público e o que é privado, que isto se enraizou em nossa cultura e está disseminado em toda sociedade e como nossos políticos não são extra- terrestres vindos de outros planetas eles estão entre os homens cordiais. O Estado não vai atender todos os Direitos e ele está fatiado entre pequenos grupos e hoje nem mesmo a esquerda tem projetos coletivos. Estamos nos desumanizando com a corrosão do caráter e das corrupções perdendo nossa capacidade crítica e de luta. É?

Mesmo que sejam poucos não nos importa as revoluções não são feitas por grandes multidões mas por líderes de qualidades as massas vem depois. E com eles podemos construir uma Rede de Estudos e Atitudes contra Corrupção assim como Davi talvez acertamos a pedra ingênua na velocidade da pureza na hora da credulidade no lugar certo e Golias cai assim como Diretores de Empreiteiras e da Petrobras, ACM, Sarney, Collor, Calheiros, Cunhas ......com seus respectivos partidos, sócios, empresas e vice-versa.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário