SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

LIBERTA IRACEMA E SEUS FILHOS DOS PODERES COLONIAIS.


Em recente pesquisa os partidos continuam a perder sua hegemonia política e credibilidade aos olhos da sociedade civil brasileira. Enquanto muitas Iracemas empreendem seu trabalho e cidadania sem apoio do Estado, plugadas nas nuvens e redes sociais globais, observamos o declínio da nobreza e realeza cearense, presos a lógica da corte, a historia é inscrita sem eles.

“ Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo. Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema.”

Cansadas do machismo dos descentes dos colonizadores, Iracemas se libertam das dores sofridas por anos de opressão e declaram a indepedência de suas vozes e olhares dos poderes dos homens para encontrar novos horizontes em caminhos tortuosos e incertos porém livres. Elas esperam um pouco mais de beleza e ética em suas vidas, transformam o destino de objetos para afirmar seu gênero se espelhando pela internet em celulares, conectando outras mulheres que iluminam sua caminhada pelo whatsupp. 


O declínio da realeza começa pelo apogeu de seus egos. 

Ontem Iracema teve um sonho jorrava água nos sertões cearenses para saciar a sede de nossos antepassados por justiça e alimentar sua fome com a produção de suas terras. E de repente o sonho da democracia virou um pesadelo, os herdeiros da colônia retornaram como reis das oligarquias da Casa Grande, pegaram o dinheiro público para fazer um aquário para peixes e comprar tatuzões, e ao lado de bobos da corte contam lorotas para boi dormir , enquanto este povo ouve de novo estas mentiras e não dorme devido aos pesadelos que tornam suas vidas mais difíceis. E os sertanejos agora casados com Iracemas ainda vivem nas casas de taipa nas terras dos senhores da Casa Grande como há 500 anos apesar dos Reinados pós modernos de discursos vazios. Nunca foram prioridades publicas,  cidadãos de direitos e livres.

O futuro sempre foi passado nesta terra e o presente tem donos sem futuro.

“ Transforma-se o sadismo do menino e do adolescente no gosto de mandar dar surra, de mandar arrancar dente de negro ladrão de cana, de mandar brigar na sua presença capoeiras, galos e canários- tantas vezes manifestos pelo senhor de engenho quando homem feito; no gosto de mando violento ou perverso que explodia nele ou no filho bacharel quando no exercício de posição elevada, política ou administração pública; ou no simples e puro gosto de mando, característico de todo brasileiro nascido ou criado em casa-grande de engenho. “


Os Reis desta terra se olham no espelho todo dia numa mídia vendida aos interesses de alguns clãs; longe das redes sociais. Eles fazem cálculos para mudar de aliados e as vezes atuam em três frentes para enganar gregos e troianos. Tiram fotos para tentar se manter vivos numa memória que não mais imagina nem sonha com eles, suas histórias perderam o sentido numa sociedade civil que a cada dia conhece o CPF dos inimigos.


Os Reis destas terras há décadas e alguns séculos brincam de amigos e inimigos de acordo com a conjuntura fazem espetáculos para inglês ver.  Quando estão no poder são extremamente vaidosos, autoritários e violentos, não aguentam ser questionados sobre sua corrupção, destroem a democracia com a força da máquina ; afinal o Estado é deles e dominam os outros poderes com cargos e recursos. Igual ao Rio de Janeiro dos filmes e das belas praias ,  a diferença aqui é por ser um estado pobre as finanças estão salvas pelo dinheiro da Cooperação Internacional com prazos estendidos , dinheiro que era para os pobres , mas os indicadores sociais não melhoram , devido aos negócios públicos que privilegiam as construtoras, estradas, publicidade, terceirizações e outras. As prioridades não são publicas e os negócios são privados bem divididos entre seus príncipes, os juniores e os netos, tem uns que fazem prédios, estradas, outros consignados, alguns herdam tatuzões e outros terceirizações . Tudo bem planejado para estes interesses menos para os impactos públicos na vidas de Iracemas e seus filhos.


Os filhos e netos das Iracemas e Escravas do Ceara e de Fortaleza continuam sendo mortos, somos tetra campeões no Brasil. A morte continua vindo pelas mãos dos capitões do mato que agora se chama policia e continua a serviço da Casa Grande . Hoje eles lucram mais com as drogas e os assaltos do que com o trabalho deles. Todos fingem não escutar os gritos vindo das ruas. 


As famílias continuam lá bem distribuídas com seus feudos, currais e obras que descem do palácio para as casas dos nobres , enquanto do lado de fora do Castelo somos o Estado e a capital que mais mata jovens , porém somos modelo de Educação ? Nestas terras se vive de prêmios passados como se fossem eternos porque alguma coisa deu certo lá atrás lhes permite se perpetuar no poder pelas desigualdades geradas por dinheiro publico mau gasto, onde um voto as vezes vale 10 reais.

Estes Reis vendem seu Estado como modernidade visando a Presidência do Brasil para se manter na disputa do poder , negociando sua permanência as custas das vidas, vozes, e sofrimento de milhões de cearenses. Porem falam em moralidade e se calam sobre corrupção em seu estado, falam que vão superar problemas brasileiros quando não resolveram o básico em seu Estado, negam a participação efetiva do povo, cooptam partidos para se abrigar em novas legendas quando necessário em alguma trama de poder, não há preocupação em mentir contra a história e os livros. Sim são perversas e violentas oligarquias que negociam o Rei de Plantão para manter os interesses dos nobres e seus feudos intactos de pai para filhos e netos.

Todos conectados olham o mundo mudar rápido , apesar de sua esquina continuar a mesma , como se a historia fosse propriedade dos nobres e seus herdeiros. Eles tentam a todo custo, dinheiro e violências continuar a apagar e matar a historia de milhões de cearenses, seus sofrimentos, revoltas, e sonhos. Descendentes de Iracemas e Escravas clamam pela justiça da morte de seus filhos sem funerais , vitimas de uma Ditadura que se inscreve pelo sangue dos que não tem direitos.


Liberta Ceara aqueles que construíram suas vidas pelo trabalho , sem herdar poder politico nem herança, liberta os sertanejos, moradores de favelas e jovens assassinados os quais lhe negam sua cidadania usando o chicote da seca e da humilhação em hospitais, liberta o poder que a sociedade civil conectada ao mundo pode trazer as vida das pessoas mais pobres que passam distante das burocracias que visa controlar os votos e o dinheiro publico, desperta os sonhos de uma geração que luta por suas vidas e atitudes fugindo do destino que sacrificaram seus pais e avos. Nossa historia deve ser escrita por outras mãos e não será pelo poder publico.

Neste sonho de mudanças que virou uma triste e pobre realidade, crianças famintas e idosos andam pelas ruas, calçadas e cidades em busca de uma esmola, enquanto temos mais carros importados per capita que São Paulo,  prédios luxuosos onde se dividem elites abastadas herdeiras não de empresas mas da política, aonde a miséria da alma afeta nossos políticos tanto quanto enfermidades básicas nossa população. E sabem quando falam sobre isto ? quanto dos príncipes falam da corrupção no Estado ? Quantos se indignam pelo sofrimento de nosso povo ?


Quase nenhum ! A maioria representa seu papel na corte municipal, estadual e nacional ! Atentos a todas as oportunidades de faturar , de cooptar, de manter seus feudos acordados entres famílias que dividem regiões e cidades entre si,  prontos a sufocar qualquer um que pensa diferente ou se liberta das algemas e da escravidão dos senhores feudais armados pela ditadura econômica e politica que tem no Rei, o bobo da corte, pronto a tirar foto e se protegerem juntos de investigações, que se um falar, cai a corte toda.

E começa por estas terras talvez a Revolução Francesa com mais de duzentos anos de atraso ou pelo menos o Renascimento . Onde os Empresários, Artistas e Políticos mais do que mercado e da democracia depende do financiamento e dinheiro dito público , se por aqui acontece a lava jato entenderíamos que os negócios privados explicam o Estado mais do que as politicas ditas públicas. 


Liberta, desperta, a tua consciência e a vontade de lutar e mudar os destinos do povo controlados pelos feudos de alguns. A sociedade civil olha para o mundo e desperta no Brasil para recontar sua historia na internet com outros referenciais que se ainda não existe uma trilha única é porque ainda não nos acostumamos com as vozes e imagens múltiplas de nossa diversidade livre do chicote por um click desorientado em busca de novos horizontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário