SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 7 de outubro de 2017

Projeto Terra da Sabedoria realiza reunião com o Grupo de trabalho



Projeto Terra da Sabedoria realiza reunião com o Grupo de trabalho que estão em rede juntos empreendendo o projeto.

Desde o mês de agosto o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), instituiu um grupo de trabalho destinado à criação e viabilização do projeto Terra da Sabedoria. O grupo, liderado pelo proprietário da Eco Digital e autor do projeto, Egídio Guerra, e pelo representante do setor de Economia Criativa da SDECTI, Dalmo Viana, realizou na última semana de setembro a segunda reunião da comissão, com o objetivo de construir as parcerias necessárias para a execução do protótipo do game. Dessa vez, o encontro foi com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

A gerente do escritório regional do Banco em São Paulo, Claudia Bird participou da reunião junto a Silvia Maria Guidolin, economista e também representante do escritório da capital paulista. Após a apresentação da missão da plataforma Terra da Sabedoria, foi discutido eventuais possibilidades de investimento para a criação de bolsas sociais, que irão ajudar jovens em situação de vulnerabilidade social a terem melhores oportunidades para ingressarem nos projetos previsto dentro do game.

Claudia Bird parabenizou a iniciativa, e afirmou que irá levar toda a explicação a diretoria do BNDES no Rio de Janeiro, que irá avaliar as possibilidades de participação.

Além da instituição financeira, também participaram da reunião a antropóloga Mariana Vieira, que desenvolve projetos na Universidade de São Paulo (USP) para mapeamento de perfis de jovens na periferia de São Paulo, e o professor e filósofo Luiz Contador Borges, docente da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP), que também desenvolve projetos de cunho social e analítico. Ambos destacaram a importância do game, que deverá social e analítico. Ambos destacaram a importância do game, que deverá impactar fortemente na cultura e educação de jovens, que, muitas vezes, não possuem incentivos e acesso às ferramentas de qualificação educacional e profissional.

A subsecretária de Ensino Superior da SDECTI, Elizabeth Correia, destacou que uma ação do tipo é extremamente necessária para que o governo possa atingir uma parcela da sociedade que ainda está confusa sobre suas escolhas, e acabam se tornando um potencial público propenso a violência evulnerabilidade social. Além disso, Elizabeth reforçou a importância de ensinar o jovem a empreender, apoiando as iniciativas e ideias que partem desse público.

A representante do Banco Mundial, Ana Fruteira, acompanhou a reunião por meio de videoconferência, visto que a consultora está atualmente em Washington – Estados Unidos, onde presta serviços a instituição. Ana demonstrou interesse pelo projeto, por esse se tratar de uma revolucionária ferramenta de política pública. A consultora também está estudando junto ao Banco Mundial em qual setor a entidade poderá contribuir.

O diretor do ICA – Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, Sandro Gouveia, também participou por vídeo e reafirmou que a Universidade está de portas abertas e preparada para a realização de algumas etapas do game. Sandro citou o campus tecnológico de Quixadá, no sertão do Ceará, que é referência local para o desenvolvimento de novas tecnologias.  Próximas reuniões estão previstas para o mês de outubro, com o objetivo de agilizar a estrutura para o desenvolvimento do protótipo do Terra da Sabedoria.

Mais informações:

Aline Porfírio
Jornalista
(11) 94354-1110
parolaassessoria@gmail.com

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