SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

2019 ou 2 019 000 JORNADAS LIVRES DAS OLIGARQUIAS CEARENSES.






Não precisamos de políticos que tenham super poderes, privilégios, negócios de suas empresas com o Estado e Bancos Públicos tipo Tasso,  a família vivendo da politica há décadas as custas do dinheiro publico tipo Ciro Gomes....A nobreza do Estado. Precisamos sim de pessoas simples com igualdade de oportunidades de exercer seus talentos, sonhos...  

Estava assistindo o show do Coldplay com todas aquelas luzes e cores imaginado quando ia ver minha terra com mais da metade do meu povo vivendo na pobreza brilhar colorido pelo seu talento , causas, empreendimentos , saberes, artes produzindo novas realidades mas olho para politica cearense é a mesma sempre : tristes , ridículos,  as famílias trocando moedas entre si , enricando pelo Estado , e mentindo , enganando sempre. Tasso, PT, Ferreira Gomes , PMDB juntos. Anuncio do mesmo Secretariado CEARA OLIGARQUIA LTDA. Os mesmos de sempre não importa se no governo tucano, petista, ou Bolsonaro estão lá vivendo do Estado. 

Enquanto do outro lado da rua são tribos inimigas , exércitos, e fronteiras são guerras são brigas, quebradas são ruas e ruas virando trincheiras  e se trombar nós vai cobrar é olho por olho , dente por dente. A CHAPA É QUENTE!

A jornada começou a tocar, ver, sentir, falar algumas palavras emergem para dar outros significados a realidade que nos cerca . IMAGINAÇÃO! Imagens em ação repensando a nação. De um lado os interesses, os poderes, a corrupção e do outro lado toda capacidade que a realidade tem para ser produzida de mil formas transformando vidas. 

Um longo caminho do Estado privado para o público. Das oligarquias e gangues partidárias para o fortalecimento das instituições e do homem comum. Da burocracia a tecnologia. Da concentração de renda e poder a democracia e igualdade de oportunidades. Dos amigos sem trajetória profissional do rei nu a valorização do talento e do conhecimento. Uma longa jornada que emerge da critica de nosso Estado para imaginar outras formas de governar. 

Do outro lado uma população apática, ociosa, pronta para dançar,  criticar, agir mas presa em seus pequenos universos que não inclui o vizinho, o outro, o diferente. Ela não consegue se pensar ou imaginar como nação. Será que vamos conseguir vencer os monstros da nossa própria criação presos entre zumbis, fantasmas, e alienígenas em noites inteiras assistindo Netflix imaginando alguma solução para que este nosso egoísmo não destrua nosso coração. 

Esta jornada vai do pessoal ao coletivo quando temos um proposito , uma causa ou um sonho que buscamos materializar num projeto. A jornada de imaginar e empreender um projeto é bem diferente de um projeto de poder. Muitos no Governo falam de mercado mas ganham suas mesadas do Governo ou Bancos públicos. Eles silenciam sobre corrupção , durante eleições falam dos inimigos para em 2 meses fecharem um acordo e dividir o Estado entre os mesmos de sempre. O Estado privado pertencendo aos sócios que não largam o osso agindo como máfias.

Qual a razão que defende este modelo ? nenhuma sem critica, sem imaginação , sem sonhos, sem causas , colocam o povo refém de uma ditadura que se perpetua no poder delirando com seus podres poderes .

Do outro lado a vida pulsa nas feiras, nas comunidades, nos projetos sociais,  nas Universidades, startups, internet, todos conectados buscando dialogar, compartilhar, criar, imaginar que sim nós podemos mudar nossas vidas e sociedades.

Ao invés de Governos caça níqueis precisamos de Governos que planejem e conecte o curto , o médio e o longo prazo.  Uma jornada que faça as pessoas se encontrarem e construírem seus caminhos juntos. Criticando e imaginando juntos , incluindo novas vozes, ângulos, destinos, ousando desafiar quem pensa pequeno que usa pessoas para manter privilégios e enganar a população.

Sim nossa jornada em 2019 começou há muito tempo atrás e vai durar muitas décadas afinal nossas causas, propósitos, projetos não cabe em um ano por mais feliz que seja é preciso começar de novo sempre.

2019 OU 20190 0U 201 900 OU 2 019 000 jornadas de vidas todas interligadas, conectadas, dançando, cantando , empreendendo, lutando juntos, se libertando de podres e terríveis poderes de oligarquias . Emergindo seus talentos, sonhos, expressões, amores, vidas . E apesar desta ditadura triste e feia no dia que forem presos estaremos cantando e dançando nas ruas assim como foi com Sergio Cabral mas chegara o dia que a Policia Federal batera na sua porta Temer, Ferreira Gomes, Oligarquias enquanto o sol batera nas nossas portas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário