SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 24 de agosto de 2019

Milionário socialista ? Nasce um novo desejo em meu coração...880 dias.



O melhor horário do dia é quando o sol vai se pôr e a noite ainda não foi embora ! Nada melhor viver a alegria da luz e do Sol sem esquecer as dores e a escuridão que fortalecem nossa jornada. Nada melhor que encontrar o caminho do sorriso mesmo na escuridão ou o choro para nos lembrar que sempre algo nos faz falta e podemos melhorar sempre. Diante de tantas certezas  e erros que cometemos na vida talvez os melhores momentos são os de incerteza e reflexão aonde podemos repensar nossos caminhos e vida. Deus fez o calor e o frio e entre eles o momento que estamos em equilíbrio, entre a guerra e a paz buscamos encontrar os segredos de viver a todo momento despertos para o que acontece a nosso redor e dentro de nós.   

Como podemos medir o grau de luz e escuridão em nossas vidas ? O que nos torna rico e pobres ao mesmo tempo? uma unidade para medir a nossa capacidade de viver com sabedoria e encontrar as informações necessárias para transformar os rumos de nossas vidas.


Ao invés de um dólar poderia termos uma moeda chamada um ou dez saberes ou melhor isso vale uma vida ou mil vidas, uma Terra ou 100 Terras ! Se pudéssemos ter nossas vidas baseadas no valor da vida, das alegrias, dos saberes, do belo, do amor que multiplicamos, na natureza que protegemos, da espiritualidade que compartilhamos seremos Milionários socialistas.


Eu não quero transferir apenas inteligência e conhecimentos para as pessoas alimentando vidas e cérebros apenas com dados mas sim a capacidade de entendermos a vida, valores, culturas, saberes diversos diferentes dos meus, o que nenhuma inteligência artificial consegue nem robôs.  

Necessitamos dar um novo significado as palavras e as moedas para além do senso comum ou do conteúdo científico. Elas deveriam nos ensinar o quanto carregam de vida fluindo no tempo entre a arte e a matemática de viver. Uma linguagem que carregue informações com sabedoria. Uma educação para vida tendo o homem como coletor de sabedoria em sua jornada pelo Universo.


O corpo é um processador de informação assim como o DNA uma linguagem, um processador de mensagens no nível celular, um alfabeto e um código, bilhões de bits para formar um ser humano. A própria evolução é o resultado de uma troca contínua de informações entre organismo e meio ambiente. 

O ciclo da informação se torna a unidade da vida. Um principio cósmico de organização e ordem. A vida é a busca de informação pelo corpo e alma para uni-las com sabedoria com outras pessoas e o Universo. De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.


Um Bit é um sim ou não que fazemos na vida, escolhas que compreendem o próprio cerne da existência. Do bit ao ser como nos ensina John Wheeler, a informação possibilita a existência de cada ser. Aquilo que chamamos de realidade surge em última análise das perguntas no formato sim-ou–não que fazemos a nós mesmos.  

Tudo aquilo que é físico tem uma origem informacional – teórica, e estamos num Universo participativo. O universo é uma maquina cósmica de processamento de informação. Trocando bits, transmitindo estados quânticos, emoções, valores, culturas, processando informações. As leis da física e a vida são algoritmos. O Universo computa seu próprio destino e seres.


Não precisamos de informações demais mas fazer as escolhas certas. É difícil recuperar a inocência, a ignorância e a busca pela compreensão que nos fazia encontrar caminhos para sabedoria. Não adianta números sem saber combinar as palavras certas, a vida precisa de poesia e memória de longo prazo para encontrar a simetria perfeita entre nossa vida e o Universo. A História é a história da informação adquirindo consciência de si mesma.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário