SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

VIPIS - VALE DE INOVAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E IMPACTO SOCIAL EM CURITIBA.



Introdução : 


Existem 700 Vales de inovação econômica no mundo. Na cidade de Curitiba somos o primeiro focado na inovação em políticas públicas e impacto social a nível global. Isso porque a história da gestão pública e o Ecossistema de inovação social em Curitiba possui os alicerces necessários para transformar as comunidades pobres em HUBs de integração e otimização de recursos entre diversos setores da sociedade como Governos, Empresas, Universidades e ONGs; visando ampliar o impacto social e sustentabilidade, transformando vidas pelos melhores caminhos possíveis e menores custos.


Ao mesmo tempo que mapeamos as demandas sociais por comunidades, identificamos a nível local, nacional e internacional as melhores práticas de inovação social entre setores, podemos testá-las e escalar em diferentes cidades no Brasil e no mundo, formando gestores e multiplicadores, pesquisando e usando a tecnologia como instrumento de troca e compartilhamento de saberes, gestão e avaliação de impacto.  


Por se tratar de uma Vale de Inovação social global buscamos formar um conselho estratégico com representantes de vários continentes e países com a participação da Cooperação internacional, Bi-laterais, Universidades, Fundações do Terceiro setor, Empresas, Bancos e Fundos do Mercado Financeiro compartilhando missões e metas baseadas em desafios coletivos. Atuando em redes locais podemos empreender clusters sociais nas comunidades células, visando transformar criminalidades e violências em cidadania, geração de riquezas, redução do custos do Estado pela prevenção e geração de mercado consumidor em vários setores da Economia; atuando de forma sistêmica na preservação do Planeta Terra e integração tecnológica usando inteligência artificial para fins sociais.  


Portanto o nosso principal diferencial é a estratégia e metodologia de inovação que compõe a espinha dorsal do Vale com os  respectivos negócios de impacto social financiados pelo Fundo de Investimentos Sociais.   Temos observado vários editais lançados pelo BID, Fundação Yunus, Facebook , Itaú e outros que visam apoiar negócios sociais porém nos diferenciamos pela capacidade de otimizar recursos, utilizando capacidades ociosas de vários setores, agregando valor ao integrar projetos e suas capacidades de transformar vidas, reduzindo custos com gestão usando tecnologia, difundindo as melhores práticas e transformando em processos educacionais, mas principalmente ao fazer isso em rede criando um mercado do social para que diversos projetos de vários setores tenham transparência sobre custos, preços e impactos. 


Nesta perspectiva é vital que as demandas sejam mapeadas e priorizadas pelas próprias comunidades e que elas partam das escolhas que as pessoas realizam para mudar suas vidas em várias áreas como trabalho, educação, saúde, esporte, acesso a arte, espiritualidade, apreender novas tecnologias, habitação, participação cidadã, apoio às famílias e questões sociais e ambientais onde vivem. Essas dimensões são integradas nas comunidades, bairros e cidades identificando objetivos das pessoas e desafios coletivos para conectar as oportunidades de vários setores, usando a internet para criar um mapa social on line, onde os diversos atores se integram no HUBs sociais conectados por aplicativos nos celulares das pessoas que prestam serviços ou são atendidas pelos projetos. Desta forma mapeamos trajetórias de vidas e as diversas formas como são atendidas pelos diversos setores assim como custos, satisfação e os problemas e impactos gerados na sociedade. Este Big data resulta numa inteligência artificial que é a espinha dorsal do Vale ao integrar diagnóstico, identificação e integração de soluções geo localizadas , formação de um mercado das melhores práticas sociais e respectiva gestão e avaliação de todo esse fluxo.


O Brasil é um microcosmo do mundo em suas riquezas, natureza e desafios sociais por isso que o primeiro Vale surge em Curitiba liderado por atores diversos como Prefeitura de Curitiba, Câmara de Vereadores, Governo do Paraná, PUC, UFPR, FIEPR, Instituto Legado e parceiros estratégicos a nível nacional e internacional. 



FUNDO DE INVESTIMENTOS SOCIAIS E CARTEIRA DE NEGÓCIOS E AÇÕES DE IMPACTO SOCIAL! 


A primeira premissa do Vale é que em cada uma das periferias urbanas e comunidades rurais que atuamos, empreendemos um ou mais negócios sociais integrados as políticas públicas e ações dos diversos setores da sociedade, baseados na vocação da comunidade e no perfil e plano de vida das pessoas que nela residem.


Os critérios de acesso ao Fundo e investimentos sociais se dá pela integração das ações nas comunidades e a capacidade de escala dos negócios de impacto social atuando em rede em outras comunidades e cidades. Os negócios sociais atuam em setores emergentes como agrobusiness, educação, saúde, habitação, urbanismo, entretenimento, arte, tecnologia, finanças, direito, govertechs e outras. Esses setores e a geolocalização das comunidades onde atuam, geram ações e respectivo acompanhamento dos investimentos, rentabilidade e impactos sociais on line.   


O Fundo do Vale além de investir, assume parte da gestão estratégica dos negócios sociais desenvolvendo mercados e ampliando comunidades e cidades para expansão e escala dos negócios de impacto social. Ele visa gerir recursos do mercado financeiro hoje aplicados em derivativos para transformar em economia real transformando vidas. Em parceria com Fundos, cooperação internacional, bilaterais, Fundações, Empresas e Universidades que compõem sua Matriz de financiamento e sustentabilidade atua como um Banco de investimentos sociais. 


A missão é otimizar recursos, usando capacidades ociosas, criando marketplaces para diagnosticar e atender demandas sociais visando ampliar impactos de forma sustentável transformando vidas. As primeiras comunidades atendidas são em Curitiba, depois uma capital por região do Brasil e outras cidades em continentes e países que compõe o conselho estratégico.



PRIMEIRA GERAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL INTEGRADOS EM UMA ESTRATÉGIA SISTÊMICA 


Nossa competitividade se dá em clusters geolocalizados em comunidades e cidades atendendo células de 100, 1000 e 3000 pessoas visando atender demandas sociais e gerar riquezas em comunidades pobres. Atuamos como alicerce, uma Educação para vida que fortaleça as pessoas e suas capacidades de escolher objetivos de vida, conectando os às oportunidades, respeitando e preservando a natureza e a teia da vida que somos parte e realizando integração tecnológica. 


Essa estratégia cria diferenciais competitivos pois gera uma renda mínima para cada pessoa porém vinculada a metas e conquistas de vida em várias dimensões humanas.  Impactando dessa forma as pessoas, ao mesmo tempo que os lugares que residem, criando em rede e de forma orgânica oportunidades de vida para outras pessoas. Unindo setores e saberes, gerando novas formas de governar,  personagens de uma nova história, criando comunidades e cidades da sabedoria de um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria.


PRIMEIRA CARTEIRA DE NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL:   


BIO NORDESTE- Agricultura ( PE )


HUB SOCIAL- Imobiliária ( PR ) 


ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL BRAZIL FOOTBALL CLUB - Esporte ( RS )


GAME TERRA - Entretenimento ( SP )


FINTECH RENDA VIDA - Finanças ( DF )


UNESERES - Educação ( AM e CE ) 


CIDADES DA SABEDORIA - Urbanismo ( SP )


ARTES EM REDES - Arte ( RJ )


NOVAS FORMAS DE GOVERNAR ( DF )


LEGADO E IMPACTO SOCIAL - Govertech (PR )

Nenhum comentário:

Postar um comentário